JUNIOR, Jorge Deveikis
A utilização de ferramentas didáticas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem de um curso a distância
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2018. 112p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Anne Louise Scarinci).
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Resumo |
Este trabalho é fruto de uma investigação em um curso de extensão em
astronomia, destinado a professores, e realizado no formato à distância. As
ferramentas do curso foram analisadas em sua função para o aprendizado, e em sua
coerência com a proposta pedagógica declarada pelos coordenadores do curso como
construtivista. Concomitante a isso, foram analisadas as movimentações de três
cursistas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), quantitativamente ao longo
de todo o curso e mais pormenorizadamente ao longo de 4 das 30 semanas-aulas. Para
complementar os dados quantitativos, foi feita uma entrevista semi-estruturada com
os cursistas ou coletados dados a partir de uma apreciação do curso, que eles
redigiram. Como resultados, foram apontadas principalmente duas ferramentas que,
da forma como foram utilizadas pelos elaboradores do curso, promoveram
problematização, conexão com as ideias iniciais do aprendiz, incentivo à interação e à
autonomia no aprendizado: o roteiro de estudos e o quiz. Com respeito à
movimentação dos cursistas, foi possível verificar que tanto em seu discurso como em
seus dados de movimentação pelo AVA, eles valorizaram bastante as duas ferramentas
destacadas e se movimentaram pelo AVA de modo a acessar a grande maioria das
ferramentas disponibilizadas na semana-aula, e que a movimentação dos cursistas era
consistente e frequente ao longo das semanas. Não houve correlação entre picos de
acesso e vésperas de provas ou semanas mais difíceis, tampouco houve relação entre
maior intensidade de acessos e melhor desempenho (em se tratando de cursistas
aprovados no curso). Comparando a quantidade de cliques com a quantidade de
acessos de cada cursista e toda a movimentação realizada dentro do AVA, podemos
afirmar que o cursista acessa as ferramentas de uma forma compatível com as
orientações do curso, ou seja, de um modo como os elaboradores do curso planejaram
tais ferramentas.
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Palavras-chave |
Ensino a distância, Astronomia, Material didático
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Abstract |
This work is a product of an investigation within a distance education course
on Astronomy designed for school teachers. The course tools were analysed in their
function to learning and coherence with the declared pedagogical proposal of the
course, declared by the course coordinators as construtivist. In addition to that, we
have analysed the movements of 3 students within the Virtual Learning Environment
(VLE) of the course. This was done quantitatively through the whole course and more
detailed for 4 of the 30 weekly classes. To complement the quantitative data, we have
also interviewed those students or taken data from a course appreciation they wrote
and that was available in the online environment. As results, we point out two main
tools that, in the way they were used by the course elaborators, promoted
problematization, connection with the initial ideas of the learners, interaction and
growing autonomy: the study guide and the quiz. Analysing the learners movement in
the VLE, we could verify that they valued those tools and accessed all tools made
available for each class, some more than once. The learners access was consistent and
frequent, and no correlation was observed between intensity of access and proximity
to final exams, nor marks (emphasizing that all 3 learners succeeded in the course).
Comparing the quantity of clicks and quantity of accesses of each student and all
movement inside the VLE, we can state that the learner accesses the tools in a way
that is consistent with the way the course elaborators planned the tools to be used.
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Keywords |
Distance education, Astronomy, Didatic material
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Nível |
Mestrado
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