FELICETTI, Suelen Aparecida
A utilização do computador e da internet na facilitação do processo de aprendizagem significativa de conteúdos de Ciências Naturais
Guarapuava/PR, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, 2016. 214p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Sandro Aparecido dos Santos).
|
Resumo |
A sociedade atual conta com uma diversidade de tecnologias da informação e comunicação (TIC), que facilitam a obtenção e o compartilhamento de informações em níveis globais. Elas são entendidas como equipamentos que permitem processar informações e se comunicar. Dentro da escola destacam-se o computador e a internet, por proporcionarem aos professores e alunos acesso rápido e fácil a conteúdos diversos, motivarem para a aprendizagem, e por oferecerem recursos e ferramentas que auxiliam na mediação de processos de ensino e aprendizagem. Buscam-se caminhos e metodologias para que a inserção e utilização desses recursos no ensino de ciências naturais aconteça de forma inerente e efetiva, possibilitando a aprendizagem significativa (AS) dos alunos do ensino fundamental. Assim, o objetivo desta pesquisa foi promover a AS de conceitos de astronomia em uma turma de 9o ano, utilizando o computador e a internet. Para isso, a proposta principal foi que os alunos realizassem trabalhos de pesquisa em sites da internet sobre conceitos de astronomia básica, formulando e socializando um trabalho escrito final que contemplasse as conclusões obtidas e demonstrasse suas assimilações conceituais. Além de realizarem esses trabalhos de pesquisa, os alunos responderam questionários, discutiram coletivamente sobre o assunto e elaboraram apresentações orais, sendo que estas atividades, juntamente com as percepções de todo o processo didático, serviram como instrumentos de análise. O planejamento dessa proposta como um todo compõem o produto didático dessa pesquisa, que consistiu em uma sequência didática para auxiliar na proposição de pesquisa escolar sobre astronomia para os alunos do 9o ano do ensino fundamental. A mediação dela possibilitou perceber que a metodologia utilizada auxiliou os alunos a se de tornarem sujeitos mais autônomos, conscientes e ativos no processo de ensino e aprendizagem. Ainda, os alunos se dispuseram a participação e a aprendizagem, o que contribuiu, juntamente com o material potencialmente significativo elaborado, para que se percebesse evolução conceitual sobre alguns conceitos, o que sugere que o processo tenha sido significativo. Tais observações dialogam com o que é proposto pela literatura sobre quão promissora pode ser a utilização do computador e da internet na escola, sobre a inserção dos alunos na pesquisa escolar no contexto de uma aprendizagem significativa
|