A utilização do software Solar System Scope e dos mapas conceituais, como recursos pedagógicos na disciplina de ciências naturais, no sexto ano do Ensino Fundamental, em uma Escola Estadual de Boa Vista- RR

SILVA, Francisca Nilde Gonçalves da
Boa Vista/RR, Universidade Estadual de Roraima, UERR, 2017. 95p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Josias Ferreira da Silva).

Resumo Com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação-TICs em que vive a sociedade atual, percebe-se o interesse dos alunos por tais tecnologias, em especial pelos jogos digitais. Sabendo que existe uma infinidade desses softwares que abordam diferentes conteúdos do currículo educacional, buscou-se investigar nesta dissertação, como utilizar um software educacional para facilitar a aprendizagem significativa, levando o aluno a uma melhor aprendizagem dos conteúdos de astronomia trabalhados na disciplina de Ciências. Para esse fim foi escolhido o Software Educacional Solar System Scope - SSS, por ser um software que simula o Sistema Solar e contempla os conteúdos a serem desenvolvidos nesta pesquisa. Como suporte teórico, utilizou-se a Teoria da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel e dos Mapas Conceituais de Joseph Novak. Para nortear esse trabalho utilizou-se a abordagem qualitativa, e o método participante, que teve início com uma pesquisa bibliográfica acerca da utilização de softwares educativos e suas contribuições no ensino de Ciências. O trabalho de campo foi desenvolvido no sexto ano do Ensino Fundamental, na escola Estadual Francisca Élzika no Município de Boa Vista- RR. Os trabalhos tiveram inicio com uma prova diagnóstica, que foi realizada no dia oito de junho de 2016, para verificar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema trabalhado. Após a análise dos dados obtidos, foi elaborada e aplicada uma sequência didática com base nos princípios da Teoria de Ausubel, utilizando o Software SSS, e os mapas conceituais para o registro dos conceitos identificados. Ao final da sequência didática, foi realizada uma nova avaliação escrita para análise comparativa entre os dois testes, para então poder avaliar o aprendizado dos alunos através da metodologia utilizada na pesquisa.
Palavras-chave Software educacional, Aprendizagem Significativa, Ensino de Ciências.
Abstract With the advancement of information and communication technologies-Ict in current society lives, the interests of students by such technologies, in particular for digital games. Knowing that there is a plethora of this software that address different educational curriculum content, we investigate in this dissertation, using educational software to facilitate meaningful learning, leading the student to a better learning of astronomy content worked on Science discipline. For this purpose choose Solar System Educational Software Scope-SSS, considers it a software that better simulates the Solar System and covers the content to be developed in this research. As theoretical support, use meaningful learning theory of David p. Ausubel and Conceptual maps of Joseph Novak. To guide this work we use the qualitative approach, and the end method, which began with a literature search on the use of educational software and their contributions in science education. The field work was developed in the sixth grade of elementary school, in the State school Francisca Élzika in the municipality of Falkirk. We started the work with a diagnostic test, which was held on the 8th June 2016, to check the students ' previous knowledge about the theme worked. After analysis of the data obtained, we did a didactic sequence based on the principles of the theory of Ausubel, using the SSS, and the conceptual maps for the record of the concepts identified. At the end of the didactic sequence, we did a new writing assessment for comparative analysis between the two tests to assess student learning through the methodology used in the research.
Keywords Educational software, Significant learning, Teaching science.