Abordando os raios cósmicos no Ensino Médio: uma proposta de sequência de ensino investigativa

SOUZA, Marilaine dos Santos
Abordando os raios cósmicos no Ensino Médio: uma proposta de sequência de ensino investigativa
Dourados/MS, Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, 2017. 92p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcio Roberto da Silva Oliveira, Ariane Baffa Lourenço).

Resumo Esta pesquisa compreendeu a elaboração e implementação de um produto educacional que se trata de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) para o ensino de tópicos da Física Moderna Contemporânea (FMC) para a modalidade de Ensino Médio. A SEI foi elaborada conforme os elementos característicos do Ensino por Investigação constituída por atividade experimental sobre os Raios Cósmicos, envolvendo a montagem de um aparato experimental de detecção e aliada ao Método Cooperativo de Aprendizagem jigsaw. A SEI foi implementada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, na qual possibilitou aos alunos investigarem o comportamento dos fenômenos físicos em um detector de Raios Cósmicos. Também buscou-se identificar quais os tipos de contribuições que a SEI elaborada trouxe à apropriação de conceitos científicos sobre a temática de Raios Cósmicos a partir das perspectivas dos alunos. Os resultados, referentes à implementação das atividades, basearam- se nas análises das respostas aos questionários, aos registros do experimento, a elaboração de hipóteses e aos textos escritos pelos alunos. Dessa forma, foi verificado que a SEI utilizada colaborou ao processo de aprendizagem sobre os conceitos físicos relacionados aos Raios Cósmicos. Além disso, foi observada a aceitação da SEI por parte dos estudantes, no qual os mesmos destacaram o uso da atividade experimental e o Método Cooperativo de Aprendizagem jigsaw como estratégias importantes na compreensão dos conceitos envolvidos neste estudo.
Palavras-chave Ensino de Raios Cósmicos, Sequência de Ensino Investigativa, Atividade Experimental, Método Cooperativo de Aprendizagem jigsaw.
Abstract This research comprised the development and implementation of an educational product that is a Sequence of Investigative Teaching (SIT) for the teaching topics of Contemporary Modern Physics (CMP) in the High School modality. The SIT was elaborated according to the characteristic elements of the Teaching by research constituted by experimental activity of the Cosmic Rays, involving the assembly of an experimental detection apparatus and combined to the Jigsaw Cooperative Learning Method. The SIT was implemented in a third year high school class, which students were able to investigate the behavior of the physical phenomena in a Cosmic Ray detector. It was also sought to identify the which types of contributions that the SIT elaborated brought to the appropriation of scientific concepts on the Cosmic Rays theme from the of the students perspectives. The results, related to the implementation of the activities, based on the analysis of the answers to the questionnaires, in the experiment records, in the hypothesis elaboration and in the texts written by the students. In this way, we see that the SIT has been able to promote, in the students, a conceptual change about the subject related to the Cosmic Rays. In addition, students acceptance of SIT was observed, in which they highlighted the use of the experimental activity and the Jigsaw Cooperative Learning Method as important strategies in the understanding of the concepts involved in this study.
Keywords Teaching of Cosmic Rays, Sequence of Investigative Teaching, Experimental Activity, Jigsaw Cooperative Learning Method.
Nível Mestrado