SOUZA, Marilaine dos Santos
Abordando os raios cósmicos no Ensino Médio: uma proposta de sequência de ensino investigativa
Dourados/MS, Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, 2017. 92p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcio Roberto da Silva Oliveira, Ariane Baffa Lourenço).
|
Resumo |
Esta pesquisa compreendeu a elaboração e implementação de um produto educacional que se
trata de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) para o ensino de tópicos da Física
Moderna Contemporânea (FMC) para a modalidade de Ensino Médio. A SEI foi elaborada
conforme os elementos característicos do Ensino por Investigação constituída por atividade
experimental sobre os Raios Cósmicos, envolvendo a montagem de um aparato experimental
de detecção e aliada ao Método Cooperativo de Aprendizagem jigsaw. A SEI foi
implementada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, na qual possibilitou aos
alunos investigarem o comportamento dos fenômenos físicos em um detector de Raios
Cósmicos. Também buscou-se identificar quais os tipos de contribuições que a SEI elaborada
trouxe à apropriação de conceitos científicos sobre a temática de Raios Cósmicos a partir das
perspectivas dos alunos. Os resultados, referentes à implementação das atividades, basearam-
se nas análises das respostas aos questionários, aos registros do experimento, a elaboração de
hipóteses e aos textos escritos pelos alunos. Dessa forma, foi verificado que a SEI utilizada
colaborou ao processo de aprendizagem sobre os conceitos físicos relacionados aos Raios
Cósmicos. Além disso, foi observada a aceitação da SEI por parte dos estudantes, no qual os
mesmos destacaram o uso da atividade experimental e o Método Cooperativo de
Aprendizagem jigsaw como estratégias importantes na compreensão dos conceitos envolvidos
neste estudo.
|
Palavras-chave |
Ensino de Raios Cósmicos, Sequência de Ensino Investigativa, Atividade Experimental, Método Cooperativo de Aprendizagem jigsaw.
|
Abstract |
This research comprised the development and implementation of an educational product that
is a Sequence of Investigative Teaching (SIT) for the teaching topics
of Contemporary Modern Physics (CMP) in the High School modality. The SIT was
elaborated according to the characteristic elements of the Teaching by research constituted by
experimental activity of the Cosmic Rays, involving the assembly of an experimental
detection apparatus and combined to the Jigsaw Cooperative Learning Method. The SIT was
implemented in a third year high school class, which students were able to investigate the
behavior of the physical phenomena in a Cosmic Ray detector. It was also sought to identify
the which types of contributions that the SIT elaborated brought to the appropriation of
scientific concepts on the Cosmic Rays theme from the of the students perspectives. The
results, related to the implementation of the activities, based on the analysis of the answers to
the questionnaires, in the experiment records, in the hypothesis elaboration and in the texts
written by the students. In this way, we see that the SIT has been able to promote, in the
students, a conceptual change about the subject related to the Cosmic Rays. In addition,
students acceptance of SIT was observed, in which they highlighted the use of the
experimental activity and the Jigsaw Cooperative Learning Method as important strategies
in the understanding of the concepts involved in this study.
|
Keywords |
Teaching of Cosmic Rays, Sequence of Investigative Teaching, Experimental Activity, Jigsaw Cooperative Learning Method.
|
Nível |
Mestrado
|