Alfabetização Científica com um Olhar Inclusivo: Estratégias Didáticas para Abordagem de Conceitos de Astronomia no Ensino Fundamental

MEDEIROS, Carolina Tereza de Araújo Xavier
Niterói/RJ, Universidade Federal Fluminense, UFF, 2015. 99p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Lucia da Cruz de Almeida).

Resumo A educação especial com uma perspectiva inclusiva tem sido foco de políticas governamentais, no sentido de garantir aos alunos com necessidade educacionais especiais (NEE), além da presença na escola regular, um ensino que valorize as diferenças, oportunizando a todos os alunos qualidade na aprendizagem. No Brasil, é perceptível o aumento de alunos com NEE matriculados na rede regular e, segundo dados do Censo Escolar 2013, 78% desses alunos estavam no Ensino Fundamental. No intuito de evitar uma pseudo inclusão, torna-se necessário um novo olhar sobre os recursos didáticos como maneira de atender às diferenças na aprendizagem dos conteúdos escolares. Os conceitos científicos têm se mostrado relevantes a sua familiarização no início da escolarização para o processo de alfabetização científica na Educação Básica. Desse modo, apresentamos como objeto de pesquisa um estudo sobre as possibilidades e os obstáculos encontrados para se construir um processo de alfabetização cientifica, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma perspectiva de incluir estudantes com deficiência visual em classes comuns das escolas regulares, de modo a subsidiar professores para práticas educativas inclusivas. Para tal, utilizamos como referencial teórico as visões interacionistas de Vygotsky, pois este trata o professor como mediador para a construção do conhecimento e reforça a necessidade do social para desenvolvimento do indivíduo. A curiosidade dos alunos nos anos iniciais proporciona um campo fértil para a apresentação de situações problematizadoras, cujas soluções resultem na concretização de conceitos. Nessa etapa da escolarização a ludicidade se torna uma aliada ao desenvolvimento do aprendizado. Por esta razão o uso da literatura infantil, das brincadeiras e de representações são recursos que favorecem não só o processo de alfabetização científica, mas também auxilia a alfabetização na língua materna, a formação de sujeitos leitores e no processo de interação e integração de forma ativa de todos os alunos. Sendo assim, constitui-se como objetivo desta dissertação a apresentação de sugestão didático- metodológica para ensino introdutório de astronomia permitindo que todos os alunos tenham acesso e possibilidade de construção dos conceitos científicos, isso quer dizer, videntes e não-videntes aprendendo juntos em classes regulares.
Palavras-chave Alfabetização científica, Inclusão, Deficiência visual, Astronomia.