LIMA, Keycinara Batista de
Alfabetização científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: o ensino de Física e Astronomia nos livros didáticos de Ciências Naturais
Humaitá/AM, Universidade Federal do Amazonas, UFAM, 2018. 171p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira).
|
Resumo |
No intuito de contribuir com o ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino
Fundamental buscamos compreender a alfabetização científica nas temáticas de
Física/Astronomia propostas nesses ciclos. Como principais objetos de pesquisa,
escolhemos livros didáticos aprovados no PNLD 2016 e a legislação educacional
referente a esse nível de ensino. Para escolha das coleções a serem analisadas
seguimos dois critérios: i) serem adotadas nas escolas públicas de Humaitá – AM e
também as mais distribuídas nacionalmente, de acordo com os dados estatísticos do
FNDE. Analisamos as coleções – Ápis: ciências e Ápis: descobrir o mundo. Para
nortear a pesquisa, elegemos as seguintes perguntas: Quais conteúdos de Ciências
Física/Astronomia são recomendados pelos documentos oficiais para os anos iniciais
do Ensino Fundamental? Os documentos oficiais para os anos iniciais do Ensino
Fundamental orientam/determinam o ensino que objetive uma alfabetização
científica? Os livros didáticos aprovados pelo PNLD/2016 encaminham a
alfabetização científica a partir do ensino de Ciências Naturais Física/Astronomia?
Construímos nosso embasamento teórico a partir de referenciais da alfabetização
científica. No referencial metodológico utilizamos a Análise de conteúdo (BARDIN,
2011; MORAES, 1999). Procurando responder as questões norteadoras, ao olhar para
os conteúdos, fundamentamos teoricamente as categorias nas grandes áreas da
Física (Mecânica, Termologia, Ondas, Eletromagnetismo, Física Moderna e
Astronomia) e para a Astronomia nos astros e fenômenos tradicionalmente estudados
por essa ciência. Para análise das atividades didáticas construímos categorias a
posteriori, tendo como base as estratégias didáticas propostas nas coleções:
experimentação, observação, sistematização de conhecimentos e textos informativos.
E para a compreensão do encaminhamento dos limites e potencialidades das
propostas dos livros para um ensino que objetive a alfabetização científica utilizamos
como orientação os eixos estruturantes da alfabetização científica (SASSERON, 2008
e SASSERON; CARVALHO, 2011) e as visões deformadas da ciência (CACHAPUZ
et al. 2011). Nossa análise permitiu constatar que os documentos educacionais
encaminham um ensino de Ciências Naturais que objetiva a alfabetização científica.
Quando olhamos para os livros identificamos que eles abordam temas das áreas da
Física e da Astronomia. Nas estratégias didáticas encontramos limites e
potencialidades para o encaminhamento da alfabetização científica. Como
potencialidades destacamos a integração dos conhecimentos científicos, atividades
que exploram os conhecimentos prévios, propostas que oportunizam o trabalho em
grupo, discussões mais críticas da relação CTSA e abordagens do processo histórico
da ciência e da tecnologia. Em contrapartida, identificamos também visões
deformadas da ciência como elitista e descontextualizada, neutra e salvacionista em
relações CTSA, empírico indutivista são limites presentes nas duas coleções.
|
Palavras-chave |
Alfabetização científica, PNLD, Física/Astronomia, Primeiros ciclos.
|
Abstract |
In order to contribute to the teaching of Natural Sciences in the initial years of
Elementary School we aim to understand the scientific literacy of Physics/Astronomy
proposed in these cycles. As main research objects, we have chosen textbooks
approved in PNLD 2016 and the educational legislation related to this level of
education. To choose the collections to be analyzed, we follow two main criteria: i) be
used in the public schools of Humaitá - AM and also the most distributed nationally,
according to FNDE statistical data. We analyze the collections - Ápis: sciences and
Ápis: discover the world. To guide the research, the following questions were chosen:
What Physics/Astronomy contents are recommended by the official documents for the
initial years of Elementary School? Do official documents for the early years of
elementary school guide/dictate teaching that aims at scientific literacy? The textbooks
approved by the PNLD / 2016 guide scientific literacy from the teaching of Natural
Sciences Physics/Astronomy? The theoretical basis was developed based on scientific
literacy references. In the methodological referential we use content analysis
(MORAES, 1999; BARDIN, 2011). In order to answer the guiding questions, when we
look at the contents, we theoretically base the categories in the major areas of Physics
(Mechanics, Thermology, Waves, Electromagnetism, Modern Physics and Astronomy)
and for Astronomy, stars and phenomena commonly studied by this science.
Categories were determined for the analysis of didactic activities, based on the didactic
strategies proposed in the collections: experimentation, observation, systematization
of knowledge and informative texts. In order to understand the limits and potentialities
of the proposals of the books for a teaching that aims scientific literacy, we use as
orientation the structuring axes of scientific literacy (SASSERON, 2008) and the
deformed visions of science (CACHAPUZ, et al., 2011). Our analysis showed that the
educational documents provide a teaching of Natural Sciences that aims at scientific
literacy. When we look at the books we identify that they cover topics from the fields of
Physics and Astronomy. In the didactic strategies we find limits and potentialities for
the referral of scientific literacy. As potentialities we highlight the integration of scientific
knowledge, activities that exploit previous knowledge, proposals that facilitate group
work, more critical discussions of the CTSA relationship and approaches to the
historical process of science and technology. On the other hand, we also identify
deformed visions of science as elitist and decontextualized, neutral and Salvationist in
CTSA relations, empirical inductive are limits present in both collections.
|
Keywords |
Scientific literacy, PNLD, Physics/Astronomy, First cycles.
|
Nível |
Mestrado
|