NETO, Luzita Erichsen Martins
Alfabetização visual e científica: aproximação a partir da leitura de imagens de temas da Astronomia
Ponta Grossa/PR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2016. 112p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Josie Agatha Parrilha da Silva).
|
Resumo |
A formação de alunos com competência para o enfrentamento aos avanços acelerados no
contexto tecnológico e científico é uma condição exigida pela sociedade atual. Mas, como
atender as atuais necessidades do país, se ainda nos deparamos com um conhecimento
fragmentado em disciplinas, sem fazer relação com a realidade do aluno? Como conseguir
potencializar competências transversais se por outro lado ainda nos defrontamos com
dificuldades no ensino de Ciências no cenário brasileiro? O presente estudo objetivou
sugerir uma proposta de alfabetização visual e científica, que propiciasse a leitura, e a
análise de representações astronômicas em espaços interdisciplinares, que favorecessem as
áreas de Artes Visuais e Física. A pesquisa se justifica porque apresenta uma proposta de
tornar exequível um ensino, que não apenas propicie conhecimentos prontos, mas que
priorize uma alfabetização científica e visual, que permita fazer conexões entre diferentes
áreas do conhecimento, e que operadas juntas possam dar conta de esclarecer as relações
existentes entre Ciência, Arte, tecnologia, e sociedade. Para responder estas indagações
partiu-se da hipótese que o entendimento da leitura de imagem aplicada no cotidiano dos
alunos propiciaria competência para resolver problemas do cotidiano. A leitura e a análise
de representações astronômicas em espaços interdisciplinares oferecem uma inovação na
maneira de interpretar, ou uma nova linguagem que possa ir além do conhecimento
empírico Na atualidade se faz premente novas práticas pedagógicas, que ampliem o
conhecimento, e habilitem os nossos alunos para o enfrentamento das novas tecnologias,
para a compreensão da Ciência, para que possam corresponder aos novos desafios da
contemporaneidade.
|