Alfabetização visual e científica: aproximação a partir da leitura de imagens de temas da Astronomia

NETO, Luzita Erichsen Martins
Ponta Grossa/PR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2016. 112p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Josie Agatha Parrilha da Silva).

Resumo A formação de alunos com competência para o enfrentamento aos avanços acelerados no contexto tecnológico e científico é uma condição exigida pela sociedade atual. Mas, como atender as atuais necessidades do país, se ainda nos deparamos com um conhecimento fragmentado em disciplinas, sem fazer relação com a realidade do aluno? Como conseguir potencializar competências transversais se por outro lado ainda nos defrontamos com dificuldades no ensino de Ciências no cenário brasileiro? O presente estudo objetivou sugerir uma proposta de alfabetização visual e científica, que propiciasse a leitura, e a análise de representações astronômicas em espaços interdisciplinares, que favorecessem as áreas de Artes Visuais e Física. A pesquisa se justifica porque apresenta uma proposta de tornar exequível um ensino, que não apenas propicie conhecimentos prontos, mas que priorize uma alfabetização científica e visual, que permita fazer conexões entre diferentes áreas do conhecimento, e que operadas juntas possam dar conta de esclarecer as relações existentes entre Ciência, Arte, tecnologia, e sociedade. Para responder estas indagações partiu-se da hipótese que o entendimento da leitura de imagem aplicada no cotidiano dos alunos propiciaria competência para resolver problemas do cotidiano. A leitura e a análise de representações astronômicas em espaços interdisciplinares oferecem uma inovação na maneira de interpretar, ou uma nova linguagem que possa ir além do conhecimento empírico Na atualidade se faz premente novas práticas pedagógicas, que ampliem o conhecimento, e habilitem os nossos alunos para o enfrentamento das novas tecnologias, para a compreensão da Ciência, para que possam corresponder aos novos desafios da contemporaneidade.
Palavras-chave Leitura de imagem, Alfabetização cientifica e visual, Arte e Ciência, Ensino de Ciência