RIBEIRO, Alessandra
Londrina/PR, Universidade Estadual de Londrina, UEL, 2017. 98p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Américo Tsuneo Fujii).

Resumo Este trabalho relata o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática voltada para o ensino de Física utilizando a Astronomia como tema motivador. O referencial teórico utilizado na elaboração da sequência e avaliação dos resultados foram as Teorias de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Multímodos e múltiplas representações. A sequência teve como tema geral “Análise da aplicação de uma sequência didática para o estudo dos fenômenos eletromagnéticos da interação Terra-Sol”. Procurou-se elaborar o trabalho com base em atividades e materiais potencialmente significativos, como a construção de um espectroscópio, observação do Sol utilizando um telescópio, conversas em sala de aula e apresentação de vídeos. A partir dos dados coletados por meio de testes comparativos e conversas com os alunos, constatou-se uma evolução no resultados dos testes e que introduzir conteúdos relacionados à astronomia nas aulas de Física, a torna muito mais atrativa.
Palavras-chave Ensino de Física, Aprendizagem significativa, Astronomia
Abstract This work reports the development and application of a didactic sequence directed to the teaching of Physics using astronomy as a motivational theme. The theoretical reference used to the elaboration of the sequence and evaluation of the results were the Meaningful Learning Theory of David Ausubel and Multimode and Multiple Representations. The sequence had as its general theme "Analysis of the application of a didactic sequence to the study of the electromagnetic phenomena of the Earth-Sun interaction". We sought to elaborate the work based on potentially significant activities and materials, such as the construction of a spectroscope, the observation of the Sun using a telescope, classroom conversations and video presentation. From the data collected through comparative tests and conversations with the students, an evolution in the results of the tests was verified and that introducing astronomy-related contents in the physics classes, makes it much more attractive.
Keywords Physics education, Meaningful Learning Astronomy