Análise da Astronomia Kepleriana no Ensino Médio: A História da Ciência a Favor da Aprendizagem

NASCIMENTO, Benjamin Gomes do
Análise da Astronomia Kepleriana no Ensino Médio: A História da Ciência a Favor da Aprendizagem
Rio de Janeiro/RJ, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECN. CELSO SUCKOW DA FONSECA, CEFET/RJ, 2007. 122p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Tereza Maria Rolo Fachada Levy Cardoso).

Resumo Neste trabalho procuramos traçar uma linha histórica entre os principais sistemas de mundo da antiguidade até o sistema de Kepler, desenvolvido na chamada astronomia kepleriana. O objetivo desta dissertação é o de demonstrar como a história da ciência pode ser usada a favor de uma aprendizagem significativa, desde que possua um marco teórico bem definido. Não se trata de uma análise astronômica ou matemática das Leis de Kepler, mas de um estudo histórico. Portanto, centralizou-se a narrativa no desenvolvimento dos modelos, seus aperfeiçoamentos, as quebras de paradigma e as revoluções científicas produzidas. Outro objetivo do texto é o de a todo momento traçar paralelos entre a forma como a ciência se desenvolve e a forma como o aprendizado do estudante é construído, sempre na tentativa de desmistificar a ciência e seus personagens, relacionando as influências dos vários aspectos da sociedade com o pensamento científico. Ao final analisam-se dois textos históricos retirados de manuais didáticos, para verificar em que medida corroboram ou não a proposta desta dissertação.