BER, Alessandra Ribeiro
Análise de uma sequência didática para o estudo dos fenômenos eletromagnéticos da interação Terra-Sol
Londrina/PR, Universidade Estadual de Londrina, UEL, 2017. 98p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Américo Tsuneo Fujii).
|
Resumo |
Este trabalho relata o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática
voltada para o ensino de Física utilizando a Astronomia como tema motivador. O
referencial teórico utilizado na elaboração da sequência e avaliação dos resultados
foram as Teorias de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, Multímodos e
múltiplas representações. O trabalho teve como tema geral “Análise da aplicação de
uma sequência didática para o estudo dos fenômenos eletromagnéticos da interação
Terra-Sol”. A sequência didática foi elaborada com base em atividades e materiais
potencialmente significativos, como a construção de um espectroscópio, observação
do Sol utilizando um telescópio, conversas em sala de aula e apresentação de
vídeos. A partir dos dados coletados por meio de testes comparativos e conversas
com os alunos, constatou-se uma evolução no resultados dos testes e que introduzir
conteúdos relacionados à astronomia nas aulas de Física, a torna muito mais
atrativa.
|
Palavras-chave |
Ensino de Física, Aprendizagem significativa, Astronomia.
|
Abstract |
This work reports the development and application of a didactic sequence directed to
the teaching of Physics using astronomy as a motivational theme. The theoretical
reference used to the elaboration of the sequence and evaluation of the results were
the Meaningful Learning Theory of David Ausubel Multimode and Multiple
Representations. The work had as its general theme "Analysis of the application of a
didactic sequence to the study of the electromagnetic phenomena of the Earth-Sun
interaction". The didactic sequence was elaborated based on potentially significant
activities and materials, such as the construction of a spectroscope, observation of
the Sun using a telescope, classroom conversations and video presentation. From
the data collected through comparative tests and conversations with the students, an
evolution in the results of the tests was verified and that introducing astronomy-
related contents in the physics classes, makes it much more attractive.
|
Keywords |
Physics education, Meaningful Learning, Astronomy.
|
Nível |
Mestrado
|