Análise dos conhecimentos em astronomia dos alunos do curso superior de tecnologia em automação industrial do instituto federal de educação, ciência e tecnologia de São Paulo – campus Cubatão

MORAES, Ataliba Capasso
São Paulo/SP, Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, 2014. 72p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcos Rincon Voelzke).

Resumo Este trabalho é parte integrante da pesquisa de Mestrado Acadêmico em ensino de ciências. Nele busca-se apresentar os resultados da pesquisa realizada entre os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Cubatão (IFSP Campus Cubatão). A primeira etapa do presente trabalho demonstrou o despreparo dos mesmos referentes aos conceitos primários relativos à Astronomia. Num segundo momento, a fim de se corrigirem as falhas constatadas, ministrou-se, externo ao conteúdo programático, um Curso Básico em Astronomia, com aulas presenciais, palestras e filmes com conteúdo pertinente. Por intermédio de uma abordagem especial, contendo estratégias de ensino diversificadas, aprendeu-se ou reaprendeu-se a Astronomia. Analisadas as respostas dessa segunda etapa, constata-se que os alunos obtiveram uma melhora significativa no aprendizado.
Arquivo PDF document 2014_MORAES_D_UNICSUL.pdf — Documento PDF, 1.60 MB