RIGOLON, Rafael Gustavo
Analogias quantitativas como estratégia didática na formação inicial de professores de Biologia e Física
Bauru/SP, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2016. 367p. Tese de Doutorado. (Orientador: Roberto Nardi).
|
Resumo |
As analogias quantitativas são comparações que os professores fazem entre domínios diferentes para
dar uma ideia mais compreensível sobre as medidas dos objetos. Geralmente, comparam objetos de
medidas de difícil visualização, como as astronômicas e as microscópicas, com objetos do conhecimento
dos alunos. Muitos professores e licenciandos de Biologia e de Física recorrem às analogias quantitativas
em suas aulas ou outras atividades de ensino para torná-las mais atrativas e compreensíveis. Entretanto,
o uso da analogia quantitativa exige certos cuidados por parte do educador para que esta funcione de
fato e cumpra seu papel de facilitar o entendimento de uma determinada grandeza física ou de uma
quantidade de objetos. Para colaborar com a qualidade do ensino de Ciências, especificamente o de
Biologia e o de Física, esta pesquisa procurou saber como os licenciandos empregam as analogias
quantitativas em situações de ensino e como uma instrução a respeito, de caráter reflexivo, em um curso
de licenciatura em Biologia pode contribuir para um uso dessas analogias mais estruturado, dinâmico e
com mais participação dos alunos. Além disso, pretendeu-se conhecer se as analogias apareceram dentre
as estratégias didáticas elaboradas pelos licenciandos e que saberes mobilizam para o ensino de macro
e micromedidas. Os dados foram constituídos por meio de um questionário escrito e de observações de
oficinas ministradas durante o Estágio Supervisionado por licenciandos concluintes de Biologia e Física
de duas universidades públicas (de Minas Gerais e São Paulo). Desses, uma turma de licenciandos de
Biologia participou de uma intervenção pedagógica antes do preparo das oficinas, que abordou
estratégias de ensino para macro e micromedidas. As respostas dos questionários passaram por uma
Análise Estatística Descritiva e as transcrições das observações das oficinas por Análise de Discurso.
Os resultados mostraram que os licenciandos: fazem grande uso de analogias quantitativas, mesmo sem
considerá-las como estratégias didáticas; dizem preferir analogias quantitativas para explicar grandes
medidas, mas na prática empregar majoritariamente os modelos em escala; dentre os tipos de analogia
quantitativa, fazem mais uso das analogias de grandeza (a = k.b) do que de proporção (a/b = c/d); quando
não instruídos a respeito, replicam analogias da literatura e da cultura em vez de produzi-las ou solicitar
que os alunos as construam; costumam utilizar objetos muito pequenos, dos quais o número de vezes a
que devem ser multiplicados para igualar ao objeto alvo é demasiado grande e, por isso, didaticamente
inválido. As experiências de vida dos licenciandos apareceram nos objetos do domínio base das
analogias produzidas, mostrando a importância de saberes construídos em situações não formais de
ensino. Portanto, os licenciandos devem ser preparados à vida docente com o hábito da reflexão sobre
suas práticas, pois assim poderá contar com estratégias didáticas mais variadas e apropriadas para as
situações de ensino. O professor/licenciando que vai além de uma mera atuação técnica, reflete sobre
suas ações na escola e se questiona: “se eu utilizar tal analogia, os alunos aprenderão (melhor)?” Esta
pesquisa pretendeu, desse modo, colaborar com o reconhecimento do uso de analogias quantitativas
como uma estratégia didática para o Ensino das Ciências.
|
Palavras-chave |
Analogias quantitativas, Ensino de Ciências, Formação inicial de professores de Biologia e Física, Estratégias didáticas.
|
Abstract |
Quantitative analogies are comparisons used by teachers, or professors about different domains, to give
students a more understandable idea about objects’ measures. Generally, they compare objects difficult
to visualize measures, such as the astronomic and microscopic ones, with objects known by the students.
Many teachers and undergraduate students of Biology and Physics, future teachers, use quantitative
analogies in their classes or other educational activities to make them more suitable and understandable
to students. However, the use of quantitative analogy requires certain care for the teacher to make this
really work and fulfill its role to facilitate the understanding of a certain physical quantity or a quantity
of objects. In order to collaborate with the science teaching quality, specifically biology and physics
teaching, this research looked into how the preservice teachers employ quantitative analogies in teaching
situations and how an instruction about analogies, of reflective character, in an undergraduate Biology
program may contribute to make students more involved. In addition, this study sought to know if the
analogies appeared among the teaching strategies developed by preservice teachers and which
knowledge they mobilize in the teaching of macro and micromeasures. The data were constituted by
means of a written questionnaire and remarks of workshops given during the supervised internship for
future Biology and Physics teachers from two public universities in Brazil (in Minas Gerais and São
Paulo State). From this sample, a group of perservice biology teachers participated in an educational
intervention prior to the preparation of workshops that addressed teaching strategies for macro and
micromeasures. The answers to the questionnaires underwent a statistical descriptive analysis and the
transcripts of workshops remarks through discourse analysis. The results showed that the future
teachers: make quite a lot the use of quantitative analogies, even without considering them as teaching
strategies; they declare to prefer quantitative analogies to explain great measures, but in practice mainly
employ scale models; among the types of quantitative analogy, they make more use of greatness
analogies (a = k.b) than the ratio (a/b = c/d); when not instructed about, they replicate analogies from
the literature and culture instead of producing them or ask students to build them; normally they use
very small objects of which the number of times must be multiplied to equal the target object is too large
and, therefore, invalid in terms of didactic. The life experiences of these future teachers appeared in the
basic domain objects of analogies produced, showing the importance of the knowledge built in non-
formal teaching situations. Therefore, they should be prepared to their professional life with the habit of
reflection on their practices, so they can count with a variety and apropriate teaching strategies. The
teacher/future teacher which goes beyond a mere technical performance, reflects on his actions in school
and asks him/herself: "if I use this analogy, students will learn (better)"? This research intended, thus,
to collaborate with the recognition of the use of quantitative analogies as a teaching strategy for improve
the Science Teaching.
|
Keywords |
Quantitative analogies, Science teaching, Preservice Biology and Physics teachers’ education, Teaching strategies.
|
Nível |
Doutorado
|