Animação como ferramenta no ensino não formal em Astronomia

ARIZONO, Elisa Carolina
Animação como ferramenta no ensino não formal em Astronomia
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2016. 158p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Jane Cristina Gregorio-Hetem).

Resumo O principal objetivo deste trabalho é fornecer todo o material necessário para a escrita dos roteiros de uma série de animação educativa. A série é voltada para o ensino não formal de Astronomia, visando o alfabetismo científico, a transmissão de conhecimentos de Astronomia e o despertar do interesse por esta ciência. Uma vez que as animações são de fácil acesso ao público infantil devido à popularização da TV e Internet, foi feita uma seleção do essencial ao conteúdo e à forma de um roteiro de série de animação educativa. Destacou-se, então, a importância de tais materiais educacionais, principalmente na formação infantil, e discutiu-se a repercussão e impactos que estes produtos audiovisuais podem apresentar. Tendo identificado os problemas e soluções, foi desenvolvido um método que possibilitasse a seleção dos conteúdos e, de forma autocrítica, a aplicação destes no alfabetismo científico. Por fim, a série conseguiu apresentar 38 conteúdos ao longo de 12 episódios, dentre os quais, 25 são conceitos de Astronomia. Como o esperado, a maior parte destes conceitos atinge um grau mais básico de alfabetismo científico, porém ele é aplicado em todos os níveis e classes. Espera-se que esta série seja produzida e possa suprir uma demanda por animações educativas que abordem conteúdos astronômicos, ao mesmo tempo que sejam ricas em elementos culturais brasileiros
Palavras-chave Ensino de Astronomia;Educação não-formal;Animações educativas
Nível Mestrado