Aplicação da Astronomia ao Ensino de Física e Biologia

SANTOS, Iranéia Campos dos
Aplicação da Astronomia ao Ensino de Física e Biologia
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2017. 144p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marildo Geraldête Pereira).

Resumo Reconhecendo a importância da inserção da Astronomia em nosso cotidiano, esta dissertação tem como principal característica, promover uma aprendizagem holística e interdisciplinar aos conteúdos de Física e Biologia em turmas de 1º e 2º anos do Ensino Médio do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães em Feira de Santana. A problemática relacionada ao problemas e dificuldades no ensino de Ciências no Ensino Médio são notadas através de relatos citados nas Pesquisas IDEB e PISA. Tendo como pano de fundo as recomendações dos PCN+, suportada por uma abordagem com metodologia STEM, suportam a proposta deste trabalho, destinado ao desenvolvimento de atividades promotoras do Ensino de Ciências, ancoradas em temas tecnológicos e astronômicos. Preocupada com a legitimidade de distinguir habilidades através dos níveis cognitivos dos estudantes foram empregadas as Taxonomias Marzano e SOLO para uma organização hierárquica dos objetivos de aprendizagem organizados cognitivamente. Seguindo uma contextualização dessa temática, as atividades foram organizadas em testes de interesse estruturados na Pesquisa (ROSE); pesquisa e estudo em sala sobre temas científicos relevantes de Astronomia e suas áreas afins; levantamento de questões interdisciplinares relacionado à Astronomia e as Ciências da Natureza e suas Tecnologias; desenvolvimento de material de suporte estruturados na forma de Sequências Didáticas; desenvolvimento do Projeto Ares e culminando com a realização de Feira de Ciências; e criação da página interativa no Facebook para divulgação de eventos e atividades. Como resultados decorrentes dos mais de dois anos de desenvolvimento do projeto foram realizadas análises estatísticas para a validação dos resultados quantitativos, enquanto que uma análise qualitativa é usada para as avaliações de desenvolvimento cognitivo taxonômico. Ambas as avaliações constataram significantemente que as intervenções do projeto produziram uma transformação relevante quali e quantitativamente no processo de aprendizagem e de compreensão cognitiva dos estudantes, mostrando a relevância da incorporação de temáticas contextualizadas em C&T como elementos motivadores no processo de aprendizagem.
Palavras-chave Astronomia, Taxonomias, Marte,Construções de protótipos e Feira de Ciências.