Aplicação de atividades de modelagem matemática na construção de sequências didáticas contextualizadas na Astronomia

CARVALHO, Claudiana de Souza Santos
Aplicação de atividades de modelagem matemática na construção de sequências didáticas contextualizadas na Astronomia
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2018. 71p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Dagoberto da Silva Freitas).

Resumo Nesta dissertação, é descrita uma experiência de ensino que utilizou atividades de Modelagem Matemática na construção de sequencias didáticas contextualizadas na Astronomia e implementadas em turmas do 9o ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública estadual da Bahia. O objetivo principal foi levar para a sala de aula uma proposta de aprendizagem significativa e promover, de forma interdisciplinar, o ensino da Astronomia e da Matemática, como orienta os Parâmetros Curriculares Nacionais. Buscou-se também, investigar, por meio da aplicação desta metodologia, de que forma a utilização contextualizada de conhecimentos de alguns conceitos de Astronomia, orientados pelos PCN, em um ambiente de aprendizagem, utilizando a Modelagem Matemática, pode proporcionar aos alunos motivação pelo estudo das ciências e consolidar saberes da Astronomia e da Matemática. Nesse sentido, buscou-se que os estudantes tivessem a percepção dos fenômenos astronômicos e os relaciona-se ao cotidiano. Para alcançar o objetivo, foram propostas atividades sequenciadas para explicar: a) surgimento do dia e da noite; b) visualização da duração da parte diurna e noturna do dia em função da latitude; c) demonstração sobre como ocorrem as estações do ano; d) ocorrência dos eclipses lunar e das fases da Lua; e e) o Sistema Solar. As atividades seguiram um padrão sequenciado onde a parte inicial era sempre o contato com um tópico de Astronomia, estudado, experimentado ou observado e em seguida, o entendimento matemático do fenômeno estudado. Por fim, três sequencias didáticas foram obtidas como produto educacional resultante desse processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar da Astronomia e da Matemática.
Palavras-chave Astronomia, Modelagem Matemática, Interdisciplinaridade.
Abstract This dissertation describes a teaching experience that used Mathematical Modeling activities in the construction of didactic sequences contextualized in Astronomy and implemented in classes of the 9th grade of Elementary School II of a public school in the state of Bahia. The main objective was to take to the classroom a meaningful learning proposal and promote, in an interdisciplinary way, the teaching of Astronomy and Mathematics, as it guides the National Curricular Parameters. It was also sought to investigate, through the application of this methodology, how the contextualized use of knowledge of some concepts of Astronomy, oriented by PCN, in a learning environment using Mathematical Modeling, can provide students with motivation to study science and consolidate knowledge of Astronomy and Mathematics. In this sense, it was sought that the students had the perception of astronomical phenomena and related them to the daily life. In order to reach the objective, sequenced activities were proposed to explain: a) the emergence of day and night; b) visualization of the duration of the day and night part of the day as a function of latitude; c) demonstration on how the seasons of the year occur; d) occurrence of lunar eclipses and Moon phases; and e) the Solar System. The activities followed a sequenced pattern where the initial part was always the contact with a topic of Astronomy, studied, experienced or observed and then the mathematical understanding of the phenomenon studied. Finally, three didactic sequences were obtained as an educational product resulting from this interdisciplinary teaching- learning process of Astronomy and Mathematics.
Keywords Astronomy, Mathematical Modeling, Interdisciplinary.
Nível Mestrado