CARVALHO, Claudiana de Souza Santos
Aplicação de atividades de modelagem matemática na construção de sequências didáticas contextualizadas na Astronomia
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2018. 71p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Dagoberto da Silva Freitas).
|
Resumo |
Nesta dissertação, é descrita uma experiência de ensino que utilizou atividades de
Modelagem Matemática na construção de sequencias didáticas contextualizadas na
Astronomia e implementadas em turmas do 9o ano do Ensino Fundamental II de uma
escola da rede pública estadual da Bahia. O objetivo principal foi levar para a sala de
aula uma proposta de aprendizagem significativa e promover, de forma
interdisciplinar, o ensino da Astronomia e da Matemática, como orienta os
Parâmetros Curriculares Nacionais. Buscou-se também, investigar, por meio da
aplicação desta metodologia, de que forma a utilização contextualizada de
conhecimentos de alguns conceitos de Astronomia, orientados pelos PCN, em um
ambiente de aprendizagem, utilizando a Modelagem Matemática, pode proporcionar
aos alunos motivação pelo estudo das ciências e consolidar saberes da Astronomia
e da Matemática. Nesse sentido, buscou-se que os estudantes tivessem a
percepção dos fenômenos astronômicos e os relaciona-se ao cotidiano. Para
alcançar o objetivo, foram propostas atividades sequenciadas para explicar: a)
surgimento do dia e da noite; b) visualização da duração da parte diurna e noturna
do dia em função da latitude; c) demonstração sobre como ocorrem as estações do
ano; d) ocorrência dos eclipses lunar e das fases da Lua; e e) o Sistema Solar. As
atividades seguiram um padrão sequenciado onde a parte inicial era sempre o
contato com um tópico de Astronomia, estudado, experimentado ou observado e em
seguida, o entendimento matemático do fenômeno estudado. Por fim, três
sequencias didáticas foram obtidas como produto educacional resultante desse
processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar da Astronomia e da Matemática.
|
Palavras-chave |
Astronomia, Modelagem Matemática, Interdisciplinaridade.
|
Abstract |
This dissertation describes a teaching experience that used Mathematical Modeling
activities in the construction of didactic sequences contextualized in Astronomy and
implemented in classes of the 9th grade of Elementary School II of a public school in
the state of Bahia. The main objective was to take to the classroom a meaningful
learning proposal and promote, in an interdisciplinary way, the teaching of Astronomy
and Mathematics, as it guides the National Curricular Parameters. It was also sought
to investigate, through the application of this methodology, how the contextualized
use of knowledge of some concepts of Astronomy, oriented by PCN, in a learning
environment using Mathematical Modeling, can provide students with motivation to
study science and consolidate knowledge of Astronomy and Mathematics. In this
sense, it was sought that the students had the perception of astronomical
phenomena and related them to the daily life. In order to reach the objective,
sequenced activities were proposed to explain: a) the emergence of day and night; b)
visualization of the duration of the day and night part of the day as a function of
latitude; c) demonstration on how the seasons of the year occur; d) occurrence of
lunar eclipses and Moon phases; and e) the Solar System. The activities followed a
sequenced pattern where the initial part was always the contact with a topic of
Astronomy, studied, experienced or observed and then the mathematical
understanding of the phenomenon studied. Finally, three didactic sequences were
obtained as an educational product resulting from this interdisciplinary teaching-
learning process of Astronomy and Mathematics.
|
Keywords |
Astronomy, Mathematical Modeling, Interdisciplinary.
|
Nível |
Mestrado
|