SANTOS, Jéssica Pereira
Aprendizagem cooperativa : estudando conceitos físicos de cor e espectro através da Astronomia
São Cristóvão/SE, Universidade Federal de Sergipe, UFS, 2018. 140p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Sergio Scarano Júnior).
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Resumo |
Neste trabalho usamos a Astronomia como pano de fundo e elemento motivador para
abordamos conceitos de óptica, ondulatória e Física contemporânea, usando a metodologia de
aprendizagem cooperativa Jigsaw. A inserção da Astronomia é um potencial motivador da
aprendizagem e através dela objetivamos construir um material didático potencialmente
significativo. Para tanto, desenvolvemos atividades que se utilizam do conceito de cor e da
espectroscopia, que foram apresentados concomitantemente com tópicos presentes na grade
curricular tradicional do Ensino Médio. Com o método Jigsaw, estabelecemos grupos
colaborativos para as atividades práticas e teóricas. Destacamos que todas as atividades foram
idealizadas de forma a não necessitar do uso de computadores. Os produtos finais incluem
uma sequência didática e materiais para sua aplicação: 15 cartões temáticos para a aplicação
do Jigsaw e duas atividades, uma sobre a calibração de espetros eletromagnéticos e outra
sobre o Efeito Doppler em galáxias, onde é possível observar o desvio para o vermelho de
linhas em espectros de galáxias obtidos de bancos de dados astronômicos. Sobre a atividade
de calibração, disponibilizamos todos os passos para a obtenção e tratamento dos espectros
caseiros (incluindo vídeos tutoriais) e sobre como obter dados de valores padrões das raias
espectrais disponibilizados por um instituto de normas técnicas dos Estados Unidos, visando
sua replicabilidade. Durante as aulas promovemos a comparação entre espectros provenientes
de diferentes fontes luminosas de modo a discutir com os alunos a natureza da luz advindas
dos astros. As três aulas dessa proposta ocorreram em uma escola pública na cidade de
Aracaju, Sergipe. Através das respostas dos estudantes no pré-teste e no pós-teste, feitos sem
fins estatísticos, apenas como um feedback de nossa prática, foi possível notar indícios de
melhora na quantidade de acertos possibilitadas pelas atividades aqui descritas, o que sugere
que com o método Jigsaw é possível, se não obtivermos resultados ligeiramente melhores
com a aprendizagem significativa, pelo menos obtem-se a mesma aprendizagem com um
grande ganho para o processo de interação entre todos os participantes. Estes testes
forneceram dados a respeito de nossa prática, possibilitando a discussão sobre correções
metodológicas. Pudemos perceber que o método Jigsaw, através da interação social que
propõe, demonstrou potencial facilitador da aprendizagem significativa e agregador entre os
indivíduos envolvidos no processo de aprendizagem.
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Palavras-chave |
Ensino de Física, espectros, aprendizagem cooperativa, método Jigsaw.
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Abstract |
In this paper we use Astronomy as background and motivating element so that we approach
concepts of optics, waves and contemporary Physics, using the cooperative learning Jigsaw
methodology. Astronomy insertion is a potential learning motivator and through it we aim to
construct a potentially significant didactic material. Therefore, we developed activities that
use the concept of color and spectroscopy, which were presented concomitantly with
traditional topics present in the curriculum. With the Jigsaw method, we have established
collaborative groups for practical and theoretical activities. We emphasize that all of them
have been idealized so as not to require the use of computers. The final products include a
didactic sequence and materials for its application: 15 thematic cards for the Jigsaw
application and two activities, one on spectra calibration and another on the Doppler effect in
galaxies, where it is possible to observe the shift to red of lines in galaxies spectra obtained
from astronomical databases. About the calibration activity, we provided all steps for the
obtaining and treatment of the home spectra (including tutorial videos) and how to obtain
standard values data spectral lines by a technical rules institute of the United States, aiming at
replicability. During the lessons we promote the comparison between spectra coming from
different light sources in order for us to discuss with the students stars light nature. This
proposal’s three classes occurred in a public school in Aracaju city, Sergipe. Through students
answers in the pre-test and in the post-test, both made without statistical purposes, as
feedback to our practice, it was possible o notice improvement indications in correct answers
quantity made possible by the activities described here, which suggests that the Jigsaw
method is possible, if we do not get slightly better results through meaningful learning, at
least the same learning occurs with a great gain to the interaction process among all the
participants. These tests provided data regarding our practice, making it possible the
discussion about methodological corrections. We could realize that the Jigsaw method,
through its proposed social interaction, has demonstrated to be potential facilitator of
significant learning and to aggregate learning process involved individuals.
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Keywords |
Teaching Physics, spectra, cooperative learning, Jigsaw method.
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Nível |
Mestrado
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