Aprendizagem cooperativa : estudando conceitos físicos de cor e espectro através da Astronomia

SANTOS, Jéssica Pereira
São Cristóvão/SE, Universidade Federal de Sergipe, UFS, 2018. 140p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Sergio Scarano Júnior).

Resumo Neste trabalho usamos a Astronomia como pano de fundo e elemento motivador para abordamos conceitos de óptica, ondulatória e Física contemporânea, usando a metodologia de aprendizagem cooperativa Jigsaw. A inserção da Astronomia é um potencial motivador da aprendizagem e através dela objetivamos construir um material didático potencialmente significativo. Para tanto, desenvolvemos atividades que se utilizam do conceito de cor e da espectroscopia, que foram apresentados concomitantemente com tópicos presentes na grade curricular tradicional do Ensino Médio. Com o método Jigsaw, estabelecemos grupos colaborativos para as atividades práticas e teóricas. Destacamos que todas as atividades foram idealizadas de forma a não necessitar do uso de computadores. Os produtos finais incluem uma sequência didática e materiais para sua aplicação: 15 cartões temáticos para a aplicação do Jigsaw e duas atividades, uma sobre a calibração de espetros eletromagnéticos e outra sobre o Efeito Doppler em galáxias, onde é possível observar o desvio para o vermelho de linhas em espectros de galáxias obtidos de bancos de dados astronômicos. Sobre a atividade de calibração, disponibilizamos todos os passos para a obtenção e tratamento dos espectros caseiros (incluindo vídeos tutoriais) e sobre como obter dados de valores padrões das raias espectrais disponibilizados por um instituto de normas técnicas dos Estados Unidos, visando sua replicabilidade. Durante as aulas promovemos a comparação entre espectros provenientes de diferentes fontes luminosas de modo a discutir com os alunos a natureza da luz advindas dos astros. As três aulas dessa proposta ocorreram em uma escola pública na cidade de Aracaju, Sergipe. Através das respostas dos estudantes no pré-teste e no pós-teste, feitos sem fins estatísticos, apenas como um feedback de nossa prática, foi possível notar indícios de melhora na quantidade de acertos possibilitadas pelas atividades aqui descritas, o que sugere que com o método Jigsaw é possível, se não obtivermos resultados ligeiramente melhores com a aprendizagem significativa, pelo menos obtem-se a mesma aprendizagem com um grande ganho para o processo de interação entre todos os participantes. Estes testes forneceram dados a respeito de nossa prática, possibilitando a discussão sobre correções metodológicas. Pudemos perceber que o método Jigsaw, através da interação social que propõe, demonstrou potencial facilitador da aprendizagem significativa e agregador entre os indivíduos envolvidos no processo de aprendizagem.
Palavras-chave Ensino de Física, espectros, aprendizagem cooperativa, método Jigsaw.
Abstract In this paper we use Astronomy as background and motivating element so that we approach concepts of optics, waves and contemporary Physics, using the cooperative learning Jigsaw methodology. Astronomy insertion is a potential learning motivator and through it we aim to construct a potentially significant didactic material. Therefore, we developed activities that use the concept of color and spectroscopy, which were presented concomitantly with traditional topics present in the curriculum. With the Jigsaw method, we have established collaborative groups for practical and theoretical activities. We emphasize that all of them have been idealized so as not to require the use of computers. The final products include a didactic sequence and materials for its application: 15 thematic cards for the Jigsaw application and two activities, one on spectra calibration and another on the Doppler effect in galaxies, where it is possible to observe the shift to red of lines in galaxies spectra obtained from astronomical databases. About the calibration activity, we provided all steps for the obtaining and treatment of the home spectra (including tutorial videos) and how to obtain standard values data spectral lines by a technical rules institute of the United States, aiming at replicability. During the lessons we promote the comparison between spectra coming from different light sources in order for us to discuss with the students stars light nature. This proposal’s three classes occurred in a public school in Aracaju city, Sergipe. Through students answers in the pre-test and in the post-test, both made without statistical purposes, as feedback to our practice, it was possible o notice improvement indications in correct answers quantity made possible by the activities described here, which suggests that the Jigsaw method is possible, if we do not get slightly better results through meaningful learning, at least the same learning occurs with a great gain to the interaction process among all the participants. These tests provided data regarding our practice, making it possible the discussion about methodological corrections. We could realize that the Jigsaw method, through its proposed social interaction, has demonstrated to be potential facilitator of significant learning and to aggregate learning process involved individuals.
Keywords Teaching Physics, spectra, cooperative learning, Jigsaw method.