Articulando Ensino de Ciências e alfabetização em uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental: contribuições de uma sequência didática sobre o tema astronomia

CARVALHO, Adriene da Silva
Seropédica/RJ, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, 2017. 95p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ligia Cristina Ferreira Machado).

Resumo Vivemos em um mundo repleto de novas descobertas científicas e tecnológicas exigindo uma formação científica adequada. No entanto, a escola ainda tem dificuldades em estimular as crianças no aprendizado de ciências e acaba por tornar este ensino, uma mera transmissão de conhecimentos. Devido à dificuldade de encontrarmos materiais que pudessem subsidiar o trabalho do professor em Ciências, este estudo assume como objetivo analisar a contribuição de uma sequência didática para o processo de alfabetização/letramento e de construção do conhecimento científico. Para isto, elaboramos e realizamos esta sequência didática na forma de um livro infantil tendo como tema a Astronomia abrindo caminhos para reflexões e possibilidades pedagógicas. O estudo está embasado na relação dialógica entre aprendizagem e linguagem a partir de pressupostos gerais de Bakhtin (1993) e de autores que tratam a aprendizagem em uma perspectiva de alfabetização científica. O estudo de natureza qualitativa foi realizado em uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino de Juiz de Fora e a coleta de dados se deu através do registro obtido a partir da observação participante. As análises dos dados obtidos evidenciam a circulação de concepções que transitam entre as perspectivas científica e cotidiana. Também evidenciam ações fundamentais à formação científica como observação, levantamento de hipóteses, comparação e registros quando da realização das atividades. Estas ações são fundamentais para que a apropriação da leitura e escrita de palavras que estão significadas. Ao mesmo tempo, a sequência reúne um conjunto de atividades com o uso de vários tipos de linguagem o que se mostrou promissor para o engajamento dos alunos e, consequentemente para a construção do conhecimento científico e para alfabetização. Consideramos que este material pode contribuir para a orientação do docente, no que tange a construção de propostas metodológicas que articulem ensino de ciências e alfabetização.
Palavras-chave Alfabetização, Ensino de Ciências, Astronomia.