As ciências espaciais, o saber e o fazer docente no ensino fundamental

LIMA, Miguel Salustiano de
As ciências espaciais, o saber e o fazer docente no ensino fundamental
/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Profissionalizante), 2008. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Gilvan Luiz Borba).

Resumo Este trabalho objetiva inserir temas relacionados às Ciências Espaciais no ensino fundamental sem alterar a estrutura curricular vigente. Inicialmente, buscamos caracterizar o conhecimento do professor a partir de duas dimensões: o saber e o fazer docente necessários à consecução do objetivo proposto. O saber docente está relacionado ao conjunto de conhecimentos teóricos que sustentam ou fundamentam a ação prática do professor; enquanto o fazer docente se constitui na ação prática cotidiana que o professor desenvolve na sala de aula ou fora dela. Para esta caracterização foram coletados dados através de questionários e análise de documentos a partir dos quais identificamos dificuldades tanto no aspecto conceitual, quanto no aspecto metodológico muito prejudicado pela ausência de material didático. Ao identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes, realizamos uma atividade de intervenção na forma de oficina. Em sua participação nas atividades realizadas os docentes elaboraram planejamentos de ensino onde são abordados temas e conteúdos da estrutura curricular a partir das discussões a cerca das Ciências Espaciais. Trabalhar a produção textual dos alunos a partir da confecção e do lançamento de foguete de garrafa PET; e ampliar o conhecimento dos alunos acerca do universo, enfocando os instrumentos disponibilizados pelas Ciências Espaciais, instrumentos estes que possibilitaram uma exploração mais efetiva do espaço; são algumas das propostas apresentadas pelos professores.