As contações de Histórias problematizadoras no ensino de Astronomia no 2º ano do Ensino Fundamental: entrelaçando fantasias e conhecimentos

DEUS, Mariana Ferreira de
Uberlândia/MG, Universidade Federal de Uberlândia, UFU, 2013. 137p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcos Daniel Longhini).

Resumo O presente estudo discute os conhecimentos prévios que os alunos do segundo ano do Ensino Fundamental possuem a respeito do movimento aparente do Sol e da Lua. Para tanto, é utilizada a contação de Histórias Problematizadoras (HP´s), que consiste num recurso metodológico, desenvolvido por nós, com base teórica nos pressupostos do Ensino por Investigação, cuja característica é a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem. As HP’s são textos fictícios com finais abertos, que terminam com uma pergunta, conduzindo os alunos a desvendarem os problemas propostos relacionados ora ao tema Sol, ora ao tema Lua. Durante as contações de histórias é propiciado às crianças um momento para que levantem hipóteses e discutam a respeito do assunto abordado, além disso, utilizamos como recurso para solução da problemática introduzida pela história a observação do ambiente externo, neste caso o céu da escola municipal de Uberlândia em que ocorreu a pesquisa. Participaram destas atividades e contribuíram com esta pesquisa 37 alunos do segundo ano do Ensino Fundamental. Os objetivos propostos foram: analisar a potencialidade das Histórias Problematizadoras como um recurso pedagógico para o ensino e o aprendizado de Astronomia, e verificar se a observação do ambiente externo, especificamente do céu, está presente na vida cotidiana das crianças. Para tanto, procuramos responder a seguinte pergunta: que conhecimentos de estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental, sobre o movimento aparente do Sol e da Lua, são modificados, ao participarem das contações de histórias problematizadoras envolvendo tais temas?. Trabalhamos com as histórias “A borboletinha de outro mundo”, que trata sobre o Sol; e “Lico e suas descobertas sobre a Dona Lua”, que aborda sobre a Lua. Tivemos como referência para análise a produção científica da área a respeito dos conhecimentos dos alunos sobre esta temática e as propostas curriculares da modalidade de ensino em questão. Os dados da pesquisa foram obtidos a partir das contações de histórias realizadas, por meio de entrevistas e falas dos alunos sobre os desenhos que produziram. Dentre os conhecimentos revelados pelos estudantes no início desta pesquisa, podemos citar: não observam apenas objetos de natureza astronômica no céu, mas também objetos de naturezas biológicas, atmosféricas, artificiais e fantásticas; utilizam de explicações a partir do enfoque religioso; designam o Sol a partir de termos como círculo, esfera, redondo e bola; explicam o movimento do Sol e da Lua a partir de elementos externos; e usam termos comparativos para descrever o formato da Lua. Quando analisado por meio da estrutura de eixos temáticos, os conhecimentos dos alunos revelados durante a pesquisa mostraram que eles buscam explicar os fenômenos que ocorrem cotidianamente a partir de suas vivências e que não as modificam para conhecimentos cientificamente consolidados, mas ampliam suas maneiras de compreenderem os assuntos em questão. Desta forma, ao final do trabalho, a maior parte das crianças passou a perceber que: o Sol muda sua posição ao longo das horas; a Lua apresenta diferentes aspectos, podendo ser vista tanto durante o dia quanto durante a noite, e descreve um movimento no céu. No que se refere às HP’s, percebemos que elas trazem uma maneira lúdica de se abordar a temática astronômica e se revela numa possibilidade de envolvimento ativo do educando no processo de aprendizagem.
Palavras-chave Contação de história, História problematizadora, Ensino de astronomia, Ensino fundamental
Arquivo PDF document 2013_MARIANA_FERREIRA_DE_DEUS_D_UFU.pdf — Documento PDF, 2.77 MB