As descobertas da astronomia à luz da teoria da abstração reflexionante de Jean Piaget

GOMES, Luiz Carlos
Porto Alegre/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2007. 83p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Fernando Becker).

Resumo Procuramos fundamentar e explicitar neste trabalho o modo pelo qual o sujeito organiza, pessoal, coletiva e historicamente seu conhecimento astronômico. Toma-se como referencial teórico para essa organização a epistemologia genética de Jean Piaget, em particular sua teoria da abstração reflexionante. Apontam-se, na revisão bibliográfica, aspectos que se consideram relevantes para o conhecimento astronômico, tanto do ponto de vista teórico quanto histórico, seguindo uma direção que estrutura a gênese desse conhecimento específico, desde as estruturas sensório-motoras do sujeito, passando pelo pensamento pré-operatório, o pensamento operatório concreto e o pensamento operatório formal. O caminho seguido, uma vez que não podemos abranger o trabalho de Piaget na sua totalidade, foi o de fundamentar a aquisição do conhecimento no equilíbrio cognitivo, conseguido através de abstrações empíricas e reflexionantes, tendo como modelo, principalmente, o equilíbrio dos sistemas biológicos. Isso é, pretendemos mostrar como o conhecimento astronômico, iniciando pela percepção do céu, mediado pelo processo de equilibração e de abstração reflexionante, evolui por sucessivas tomadas de consciência dos fenômenos celestes e, ao mesmo tempo, das compreensões do próprio sujeito. Apontam-se, finalmente, algumas sugestões pedagógicas para que os fenômenos dos céus, inferenciais na sua totalidade, possam ser compreendidos em diferentes níveis de suas possíveis leituras.