As Geociências no ensino fundamental: um estudo de caso sobre o tema “A formação do Universo”

COMPIANI, Maurício
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Educação, 1996. 224p. Tese de Doutorado. (Orientador: Roseli Pacheco Schnetzler).

Resumo Aborda o tema “Formação do Universo” em um processo de ensino aprendizagem desenvolvido com 18 alunos de uma 5a série do ensino fundamental, na qual o professor atuou, também, como pesquisador. Procura, então, no estudo de caso realizado, identificar e interpretar a (possível, ou não) evolução conceitual dos alunos sobre o tema em questão, à luz da mediação pelo professor. A adoção de alguns pressupostos teóricos - metodológicos de natureza construtivista apoiou a elaboração de categorias para as interações professor - aluno, aluno - aluno ocorridas no discurso sala de aula, bom como possibilitou as análises e discussões dos dados obtidos. Coleta dados por intermédio de: 1. repostas dos alunos ao questionário de levantamento de suas idéias prévias sobre a origem do Universo; 2. transcrições das gravações em fita - cassete das aulas sobre o tema; 3. produções dos alunos com relação a solicitações de tarefas e avaliações; e 4. transcrições de entrevistas com os alunos sobre as suas opiniões à respeito do processo de ensino - aprendizagem desenvolvido. Evidencia a ocorrência de evolução conceitual dos alunos sobre o tema “A Formação do Universo” e, que esta se mostra ser fortemente catalisada pela mediação do professor. Também, viabiliza um modo específico de se considerar a origem e a evolução do universo com conceituações, como por exemplo, representação de espaço e tempo, raciocínios de causalidade e o argumentar e narrar histórico.
Arquivo PDF document 1996_COMPIANI_T_UNICAMP.pdf — Documento PDF, 12.41 MB