As Leis de Kepler em Livros Didáticos de Física: a Ciência enquanto Construção Humana

BARROS, Renato Lima da Silva
Recife/PE, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, 2012. 125p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Alexandro Cardoso Tenório).

Resumo Muitos pesquisadores defendem que a história da ciência pode humanizar os conteúdos científicos e relacioná-los aos interesses éticos, culturais e políticos da sociedade. Todavia, é preciso levar em consideração qual história da ciência, e como, deve ser trabalhada no processo de ensino aprendizagem para atingir os objetivos educacionais. Tomando como recorte da história, o astrônomo alemão Johannes Kepler, através de suas leis este trabalho procurou analisar o potencial da história veiculada em livros didáticos de Física do Ensino Médio do PNLEM, para superar o senso comum da ciência como verdade absoluta, atrelada a um método científico universal, na direção de ciência enquanto construção humana. Em geral as informações históricas contidas nos livros didáticos são superficiais, raramente permitindo a compreensão da complexidade do processo da construção do conhecimento científico, dessa forma contribuindo para visões deformadas da ciência. Observa-se, finalmente, que os autores inserem poucos documentos ou textos originais nos livros didáticos. A inclusão de fontes primárias poderia propiciar discussões mais aprofundadas sobre a elaboração da ciência. Os livros necessitariam incorporar, em seu discurso relativo à história da ciência, informações que favorecessem a compreensão da ciência como um empreendimento humano e coletivo, sujeito a críticas, e que interage com o meio social, abordando determinados episódios da história com maior riqueza de detalhes, através de estudos de caso que possibilitassem discussões mais profundas.
Palavras-chave História da Ciência, Johannes Kepler, Livros didáticos, Visões sobre Ciência.
Abstract Many researches argue that the history of science can humanize the scientific content and relate them to the interests of ethical, cultural and political society. However, one must take into consideration that the history of science, and how, should be worked in the teaching learming to achieve education goals. Taking as cropping history, the German astronomer Johannes Kepler, through its laws this study sought to examine the potential of the story conveyed in textbooks of Physics High School of PNLEM, to overcome the common sense of science as absolute truth, tied to a universal scientific method, in the direction of science as a human construction. In general the historical information contained in textbooks are shallow, rarely allowing the understanding of the complexity of the process of the construction of scientific knowledge, thus contributing to distorted views of science. We observe, finally that authors fall short documents or original texts in textbooks. The inclusion of primary sources could provide more in depth discussions on the development of science. The books would need to incorporate in his speech on the history of science, information that would promote the understanding of science as a human endeavor and collective subject to criticism, and that interacts with the social environment, addressing certain episodes of history with greater detail through case studies that would enable deeper discussions.
Keywords History of Science, Johannes Kepler, Textbooks, Visions of Science.