Astrobiologia: obstáculos e possibilidades, a (re)ligação com o cosmos e o ensino de ciências

SOUZA, Jonas Garcia
Bauru/SP, Universidade Estadual Paulista, UNESP, 2013. 212p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Fernando Bastos).

Resumo Fruto de um saber fragmentado, a humanidade só pode assistir perplexa aos problemas complexos e intrincados, que o pensamento simples é incapaz de conceber. Frente nossa impotência para com as possibilidades iminentes, até mesmo de extinção da espécie humana, naturalmente se espera que busquemos ações diferentes, novos olhares, novos paradigmas para ir além das limitações que o paradigma conservador deixou como legado. Para tanto, resgatar uma já esquecida reflexão de unidade com todo o Cosmos, compreendendo cada vez mais os ciclos da natureza e seu delicado equilíbrio, em contraste com o nosso atual modo de vida predatório torna-se fundamental. Dentre as atuais propostas do ensino de ciências integradoras, que tratam da formação de professores buscando a interdisciplinaridade como ferramenta contra a fragmentação do ensino, aliado a uma desejada mudança no paradigma de visão de mundo de professores e alunos, encontra-se a educação em astronomia. Hoje, talvez sua vertente mais excitante seja a astrobiologia. Esta investiga principalmente a origem da vida, sua evolução e distribuição no Universo, sendo considerada por muitos pesquisadores também como muito adequada para o ensino de ciências integrador. No entanto, tal abordagem inserida no contexto do paradigma inovador, implica numa elevada competência científica e didática dos professores, mas a própria escola nos ensinou a separar, compartimentar, isolar e a não ligar os conhecimentos. Frente a esta situação controversa, fica a questão: uma proposta científica de fronteira, baseada nos avanços importantes das ciências da vida e do Universo, dotada de princípios de natureza interdisciplinar, ainda muito distante do cotidiano escolar, pode ser inserida num ensino de ciências marcado por situações ainda tão deficientes em nosso país? Com relação aos pontos levantados anteriormente, este trabalho teve por objetivo: Investigar a relação dos professores de ciências com os saberes que compõem a temática da astrobiologia; quais obstáculos terão de ser superados e quais as reais possibilidades de trabalho existentes na atual realidade do ensino de ciências. Os resultados obtidos discutem obstáculos e possibilidades levantados que se encontram nas mãos dos professores, e outros que independem de seu controle; problemáticas que há muito vêm sendo discutidas nas pesquisas do ensino de ciências e outras que surgem no contexto recente da temática. Uma vez reconhecidos, os obstáculos podem ser superados, principalmente se aliados com as possibilidades já existentes, em conjunto com uma renovação do pensamento/ação docente, já que é unicamente por meio dos professores que toda e qualquer tendência ganha ação no ambiente escolar. Desta forma, esta investigação também foi realizada visando embasar uma futura formação continuada dos docentes envolvendo a temática, suas indagações e reflexões únicas, principalmente sobre quem somos, de onde viemos e para onde vamos.
Palavras-chave Formação de Professores de Ciências, Educação em Astronomia, Astrobiologia
Arquivo PDF document 2013_SOUZA_D_UNESP.pdf — Documento PDF, 2.12 MB