SARAN, Marina Cláudia Brustello
Astrofísica de partículas na sala de aula : uma sequência de ensino e aprendizagem sobre raios cósmicos para o Ensino Médio
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, 2012. 131p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcelo Alves Barros).
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Resumo |
Atualizar o currículo de Física para o Ensino Médio é um desafio a todos os
pesquisadores e professores da área, e há pelo menos duas décadas figuram
no meio acadêmico muitas pesquisas que dão conta de justificar as
necessidades desta atualização. No entanto, ainda não percebemos nas salas
um reflexo desta atualização. Mas já existem algumas pesquisas focadas em
estruturar atividades e sequências de ensino e aprendizagem, e que têm
surgido com força no campo de pesquisa em ensino de Física, visando a suprir
essa carência no currículo de Física do Ensino Médio. Foi neste sentido que
refletimos sobre as possibilidades de se realizar um processo de transformação
do tema Raios Cósmicos em saber a ensinar, com base nas regras e
características da Teoria da Transposição Didática, proposta por Ives
Chevallard (1991). Assim, implementamos uma sequência de ensino-
aprendizagem sobre Raios Cósmicos com o objetivo de determinar o ponto de
impacto e reconstrução da direção de chegada de um Raio Cósmico primário a
partir de dados registrados pelo Observatório Pierre Auger e aplicamos tal
atividade na forma de um minicurso em uma Escola Pública, na cidade de
Sertãozinho – SP. Esta atividade aborda conceitos fundamentais, como
conservação de energia, centro de massa, velocidade, sistemas de
coordenadas, referências de tempo e observação do céu.
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Palavras-chave |
Atualização Curricular, Sequência de Ensino e Aprendizagem, Raios Cósmicos, Transposição Didática.
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Abstract |
Updating the physics curriculum for high school has been a challenge to all
researchers and teachers in the area for at least two decades and has
appeared in many academic studies that account for the needs justifying this
update. However, we still haven ́t achieved this update in the classrooms. But
there is already some research focused on structure and activities for teaching
and learning sequences that have emerged in the field of physics education
research in order to fill this gap in the curriculum of physics for high school.
From this research we reflected on the possibilities of carrying out a process of
transformation in regards to the theme of cosmic rays in learning how to teach,
based on the rules and features of the Theory of Didactic Transposition,
proposed by Ives Chevallard (1991). Thus, we implemented a sequence of
teaching and learning about cosmic rays in order to determine the point of
impact and reconstruct the direction of arrival of a primary cosmic ray from data
recorded by the Pierre Auger Observatory. We applied this activity in the form of
a mini course in a public school in the city of Sertãozinho/SP. This activity
addressed fundamental concepts such as energy conservation, center of mass,
velocity, coordinate systems, time references and observation of the sky.
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Keywords |
Curriculum Updating, Teaching and Learning Sequences, Cosmic rays, Didactic Transposition.
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Nível |
Mestrado
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