Astronomia básica como ponto de partida para a introdução de conceitos da Física no Ensino Médio

RIOS, Elisangela Martins de Oliveira
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2017. 125p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marildo Geraldête Pereira; Carlos Alberto de Lima Ribeiro.).

Resumo A Alfabetização Científica é um dos grandes desafios da contemporaneidade. Criar alternativas para a promoção de práticas que elevem o patamar do letramento científico é um desafio para os educadores. A inclusão de atividades práticas envolvendo a Astronomia é uma estratégia que pode colaborar neste processo, tendo como base a Teoria da Aprendizagem Significativa. Neste sentido, este trabalho promoveu a difusão desta prática nas aulas de Física e Ciências na educação básica, bem como a prática de experimentos envolvendo a construção de instrumentos astronômicos básicos, observação de fenômenos astronômicos, exposições de planetário, seminários, participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e confecção de material didático para o ensino de Astronomia. O relato das atividades realizadas nas aulas de Física a partir dos conhecimentos trazidos pelos estudantes após pesquisa, elaboração de experimento e apresentação em sala de aula, promove o interesse, e melhora a compreensão dos fenômenos estudados. Como produto educacional foi construída uma homepage contendo o material desenvolvido neste trabalho, bem como o roteiro dos experimentos e descrição das atividades práticas e observacionais realizadas, para que possam servir como suporte metodológico em diversos contextos de aprendizagem em ciências.
Palavras-chave Astronomia, Ensino de Física, Atividades Práticas, Letramento Científico, Atividades Experimentais.