PEIXOTO, Denis Eduardo
Astronomia como disciplina integradora para o ensino de Ciências
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2018. 129p. Tese de Doutorado. (Orientador: Maurício Urban Kleinke).
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Resumo |
Nossa proposta de trabalho inspirou-se na possibilidade da configuração e
apresentação de uma disciplina integradora com conteúdo de astronomia para uma sala de
primeiro ano do ensino médio de uma escola localizada no interior do estado de São Paulo,
durante todo o ano de 2017. As aulas foram parte integrante do currículo obrigatório da referida
instituição e ministradas semanalmente durante todo o período letivo. Para a determinação do
conteúdo a ser trabalhado com os estudantes partimos da afirmativa de que a astronomia é uma
ciência motivadora e que desperta enorme interesse para sua desenvoltura em sala de aula,
principalmente na educação básica. Apesar da literatura atual corroborar tal cenário, não
encontramos indicações explícitas sobre quais os temas dessa vasta área de saberes que
realmente desperta a atenção de alunos e professores. Sendo assim, buscamos investigar quais
temas mais se demonstraram interessantes para estudantes do ensino médio de diferentes
escolas, mediante a utilização de um questionário fechado do tipo Likert e de sua respectiva
análise estatística do tipo fatorial. Através da análise dos dados obtidos, relacionamos a
disciplina a temas vinculados às pesquisas atuais e à viagem espacial, assim como temas
associados à vida, temas que despertaram muito mais a atenção dos estudantes do que as
orientações curriculares, desvelando a necessidade de um trabalho cujo viés interdisciplinar
possa remeter o professor de ciências a estabelecer vínculos integradores com o atual ensino de
astronomia. Notamos que os alunos demonstraram estar motivados e interessados durante o
período de aulas, reforçando nossa hipótese de que práticas interdisciplinares, aliadas a temas
atuais da astronomia como a astrofísica e a astrobiologia, colaboram para um ensino de ciências
atual e inspirador.
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Palavras-chave |
Integração, ensino de astronomia, interdisciplinaridade, ensino de ciências.
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Abstract |
Our work proposal was inspired by the possibility of the configuration and
presentation of an integrative discipline with astronomy content for a first year high school of
a school located in the interior of the state of São Paulo, throughout the year 2017. For the
determination of the content to be worked with students we start with the assertion that
astronomy is a motivating science and that arouses enormous interest for its resourcefulness in
the classroom, especially in basic education. Although current literature corroborates such a
scenario, we do not find explicit indications as to which subjects in this vast area of knowledge
really arouse the attention of students and teachers. Thus, we investigate themes were most
interesting for high school students of different institutions, using a closed questionnaire of the
Likert type and their respective statistical analysis of the factorial type. Through the analysis of
the data obtained, we relate the discipline to topics related to current research and space travel,
as well as themes related to life, themes that have aroused much more student attention than the
curricular guidelines, revealing the need for an interdisciplinary work may refer the science
teacher to establish integrative links with current astronomy teaching. We note that students
have demonstrated that they are motivated and interested during the class period, reinforcing
our hypothesis that interdisciplinary practices, coupled with current astronomy issues such as
astrophysics and astrobiology, contribute to current and inspiring science education.
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Keywords |
Integration, astronomy education, interdisciplinarity, science teaching.
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Nível |
Doutorado
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Arquivo |
2018_Peixoto_T_ Unicamp.pdf
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Documento PDF,
1.49 MB
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