Astronomia como disciplina integradora para o ensino de Ciências

PEIXOTO, Denis Eduardo
Astronomia como disciplina integradora para o ensino de Ciências
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2018. 129p. Tese de Doutorado. (Orientador: Maurício Urban Kleinke).

Resumo Nossa proposta de trabalho inspirou-se na possibilidade da configuração e apresentação de uma disciplina integradora com conteúdo de astronomia para uma sala de primeiro ano do ensino médio de uma escola localizada no interior do estado de São Paulo, durante todo o ano de 2017. As aulas foram parte integrante do currículo obrigatório da referida instituição e ministradas semanalmente durante todo o período letivo. Para a determinação do conteúdo a ser trabalhado com os estudantes partimos da afirmativa de que a astronomia é uma ciência motivadora e que desperta enorme interesse para sua desenvoltura em sala de aula, principalmente na educação básica. Apesar da literatura atual corroborar tal cenário, não encontramos indicações explícitas sobre quais os temas dessa vasta área de saberes que realmente desperta a atenção de alunos e professores. Sendo assim, buscamos investigar quais temas mais se demonstraram interessantes para estudantes do ensino médio de diferentes escolas, mediante a utilização de um questionário fechado do tipo Likert e de sua respectiva análise estatística do tipo fatorial. Através da análise dos dados obtidos, relacionamos a disciplina a temas vinculados às pesquisas atuais e à viagem espacial, assim como temas associados à vida, temas que despertaram muito mais a atenção dos estudantes do que as orientações curriculares, desvelando a necessidade de um trabalho cujo viés interdisciplinar possa remeter o professor de ciências a estabelecer vínculos integradores com o atual ensino de astronomia. Notamos que os alunos demonstraram estar motivados e interessados durante o período de aulas, reforçando nossa hipótese de que práticas interdisciplinares, aliadas a temas atuais da astronomia como a astrofísica e a astrobiologia, colaboram para um ensino de ciências atual e inspirador.
Palavras-chave Integração, ensino de astronomia, interdisciplinaridade, ensino de ciências.
Abstract Our work proposal was inspired by the possibility of the configuration and presentation of an integrative discipline with astronomy content for a first year high school of a school located in the interior of the state of São Paulo, throughout the year 2017. For the determination of the content to be worked with students we start with the assertion that astronomy is a motivating science and that arouses enormous interest for its resourcefulness in the classroom, especially in basic education. Although current literature corroborates such a scenario, we do not find explicit indications as to which subjects in this vast area of knowledge really arouse the attention of students and teachers. Thus, we investigate themes were most interesting for high school students of different institutions, using a closed questionnaire of the Likert type and their respective statistical analysis of the factorial type. Through the analysis of the data obtained, we relate the discipline to topics related to current research and space travel, as well as themes related to life, themes that have aroused much more student attention than the curricular guidelines, revealing the need for an interdisciplinary work may refer the science teacher to establish integrative links with current astronomy teaching. We note that students have demonstrated that they are motivated and interested during the class period, reinforcing our hypothesis that interdisciplinary practices, coupled with current astronomy issues such as astrophysics and astrobiology, contribute to current and inspiring science education.
Keywords Integration, astronomy education, interdisciplinarity, science teaching.
Nível Doutorado
Arquivo PDF document 2018_Peixoto_T_ Unicamp.pdf — Documento PDF, 1.49 MB