Astronomia como fator motivacional para o ensino de física no segundo segmento do ensino fundamental e EJA

LIMA, Andréa Silva de
Astronomia como fator motivacional para o ensino de física no segundo segmento do ensino fundamental e EJA
Duque de Caxias/RJ, Universidade do Grande Rio “Prof. José de Souza Herdy”, UNIGRANRIO, 2010. 109p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Frederico Alan de Oliveira Cruz e Jacqueline de Cássia Pinheiro Lima).

Resumo O Ensino no Brasil está dividido em Educação Básica e Superior. A Educação Básica, por sua vez, está dividida em Educação Infantil, Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano) e Ensino Médio (do 1º ao 3º ano). O estudo de Física é reservado para a última série do Ensino Fundamental. É fácil perceber que esse ensino é pouco significativo, pois ao analisar os resultados dos índices de desenvolvimento da educação, estamos quase sempre nas últimas posições. Como podemos pensar uma nova proposta de ensino de Física para as séries finais do Ensino Fundamental? Modificando a metodologia, os conceitos físicos aliados a Astronomia ao longo das quatro séries, ampliando e aprofundando gradativamente os conceitos e procedimentos já estudados. Nossa proposta estimula a aprendizagem contínua dos fundamentos da Física mantendo uma conexão dinâmica entre as séries.