Astronomia como tema estruturante de uma unidade didática

SOUZA, Cézar Alencar de
Astronomia como tema estruturante de uma unidade didática
Lavras/MG, Universidade Federal de Lavras, UFLA, 2015. 108p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Antônio Marcelo Martins Maciel; Iraziet da Cunha Charret).

Resumo Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma unidade didática (UD) que tem como tema, Astronomia. As estratégias utilizadas vão desde aulas expositivas dialogadas, resolução de problemas, utilização de textos de divulgação científica e vídeos, construção de modelos, pesquisa e apresentação de seminários, todos com a intenção de favorecer a participação reflexiva, crítica e argumentativa dos alunos, considerando seus conhecimentos prévios, tanto oriundos de suas experiências, quanto aqueles sistematizados no ambiente escolar. A avaliação recebe destaque durante todo o processo num caráter formativo, emancipatório e regulador. A abordagem de Física Moderna e Contemporânea, permeando o planejamento, soma-se ao todo na expectativa do nosso objetivo geral, a alfabetização científica (AC) dos discentes. Acompanhando a descrição da unidade didática, construída com a perspectiva de uma aprendizagem significativa, apresentamos a análise de conteúdo, orientados pelos pressupostos da pesquisa qualitativa, visando identificar as potencialidades dos processos da construção do conhecimento e sua apropriação.
Palavras-chave Unidade Didática, Astronomia, Aprendizagem Significativa