SOUZA, Cézar Alencar de
Astronomia como tema estruturante de uma unidade didática
Lavras/MG, Universidade Federal de Lavras, UFLA, 2015. 108p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Antônio Marcelo Martins Maciel; Iraziet da Cunha Charret).
|
Resumo |
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma unidade didática (UD)
que tem como tema, Astronomia. As estratégias utilizadas vão desde aulas
expositivas dialogadas, resolução de problemas, utilização de textos de
divulgação científica e vídeos, construção de modelos, pesquisa e apresentação
de seminários, todos com a intenção de favorecer a participação reflexiva, crítica
e argumentativa dos alunos, considerando seus conhecimentos prévios, tanto
oriundos de suas experiências, quanto aqueles sistematizados no ambiente
escolar. A avaliação recebe destaque durante todo o processo num caráter
formativo, emancipatório e regulador. A abordagem de Física Moderna e
Contemporânea, permeando o planejamento, soma-se ao todo na expectativa do
nosso objetivo geral, a alfabetização científica (AC) dos discentes.
Acompanhando a descrição da unidade didática, construída com a perspectiva de
uma aprendizagem significativa, apresentamos a análise de conteúdo, orientados
pelos pressupostos da pesquisa qualitativa, visando identificar as potencialidades
dos processos da construção do conhecimento e sua apropriação.
|