Astronomia e cinemática no Ensino Médio no contexto de sondas espaciais

MENEZES, Marcos Tibério Aderaldo
Astronomia e cinemática no Ensino Médio no contexto de sondas espaciais
Mossoró/RN, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, 2016. 186p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Alexsandro Pereira Lima.).

Resumo Nessa dissertação, propomos uma abordagem conjunta dos conceitos de cinemática vistos no ensino médio, conhecimentos básicos de Astronomia e características elementares do Sistema Solar - seus componentes, suas dimensões e unidades de medida apropriadas. A abordagem desses conceitos será feita através da narrativa de viagens de sondas espaciais, em particular as sondas Voyager 1 e 2, integrantes do projeto de mesmo nome, que partiram da Terra, em 1977, com destino aos planetas mais distantes do Sol e, que, atualmente, estão prestes a atravessar os limites do Sistema Solar. A aplicação de conhecimentos atuais e contextualizados, nos conteúdos vistos em sala de aula, tem o intuito de conquistar a atenção e comprometimento dos alunos em seu processo de aprendizagem, além de propiciar a inserção de conceitos básicos de Astronomia no currículo. Em nossa proposta, os conteúdos mencionados serão desenvolvidos de maneira, que o professor abordará conjuntamente a Cinemática e conceitos básicos de Astronomia, sempre contextualizando com os programas de viagens de sondas espaciais e provocando a turma, ao final de cada aula, com perguntas instigadoras e desafiadoras, como, por exemplo, a que distância do Sol as sondas estariam passados alguns anos, se estariam próximas das estrelas vizinhas ao nosso sistema solar, ou quanto tempo seria necessário para saírem da Via Láctea.
Palavras-chave Física. Cinemática. Astronomia. Programa Voyager.
Abstract In this dissertation, we propose a joint approach to the kinematic concepts seen in high school, basic knowledge of astronomy and basic features of the Solar System - its components, its dimensions and appropriate measurement units. The approach of these concepts will be done by space probes travel narrative, particularly the Voyager 1 and 2 probes, members of the same name project, which departed from Earth, in 1977, bound for distant planets the Sun and, currently, they are about to cross the boundaries of the Solar System. The application of current and contextualized knowledge, in the contents seen in the classroom, is intended to capture the attention and commitment of students in their learning process, as well as providing the inclusion of basic concepts of astronomy curriculum. In our proposal, the said content will be developed so that the teacher jointly address the kinematics and basics of astronomy, always contextualizing with the travel program spacecraft, and leading the class, at the end of each class, with instigators and challenging questions as, for example, how far the Sun the probes would be a few years, if they were coming from nearby stars in our solar system, or how long it would take to get out of the Milky Way.
Keywords Physics. Kinematics. Astronomy. Voyager Program.