Astronomia e o ensino de Física e Matemática no Ensino Médio em uma escola pública de Petrolina- PE

MOURA, Pedro Macário de
Lajeado/RS, Universidade do Vale do Taquari, UNIVATES, 2016. 126p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Rogério José Schuck, Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen).

Resumo A fim de investigar e colaborar com o ensino e a aprendizagem de Astronomia, de educandos de uma Escola Pública Estadual de Petrolina/PE, foi desenvolvido um Projeto de Intervenção Pedagógica, utilizando os conteúdos de Física – Gravitação Universal e de Matemática – Elipses, aos olhos da História da Astronomia. Os participantes da pesquisa foram alunos do 1° e do 3° ano do Ensino Médio. Os estudantes construíram os seguintes instrumentos: relógio de Sol, Astrolábio, Elipse de Kepler e a deformação do espaço-tempo de Einstein, sob a orientação desse autor. Essa prática ocorreu em cinco encontros. No último, os alunos responderam a um questionário aberto, com 10 questões, elaboradas pelo pesquisador, adaptadas dos livros didáticos adotados pela escola, sob a orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNS. A análise dos resultados foi embasada em pesquisa qualitativa, utilizando a análise textual por meio de um estudo de campo, do qual emergiram, a posteriori, três categorias: Contribuição docente para a aprendizagem do aluno; Aprendizagem de astronomia com uso de instrumentos astronômicos; Aprendizagem de conteúdos de astronomia. Os resultados revelam que os alunos têm preferência por abordagens como a realizada pelo autor, a qual corroborou para uma melhor compreensão dos conceitos de Gravitação Universal e de Elipses, facilitando assim a aprendizagem dos educandos, em relação aos fenômenos astronômicos. Conforme as respostas dos alunos no questionário, a prática desenvolvida apresentou uma maneira nova e mais eficaz de compreender os conteúdos de Física e de Matemática, melhorando a compreensão para a construção do conhecimento por parte dos educandos.
Palavras-chave Ensino de Astronomia, Gravitação Universal, Instrumentos Astronômicos