GOMES, Felipe Ribeiro
Astronomia Grega na aula de geometria
Rio de Janeiro/RJ, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, 2017. 41p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Gladson Antunes, Leonardo Silvares).
|
Resumo |
A cada momento nos deparamos com a necessidade de tornar significativo o
aprendizado do ensino da Matemática na vida dos nossos alunos. Muitas vezes nossos
discentes não compreendem o significado de certos conteúdos, ficando no campo da abstração
e do desencorajamento.
Neste trabalho propomos, uma forma de o professor tornar interativa sua aula de
Geometria, do primeiro ano do Ensino Médio, com a Astronomia praticada pelos gregos
séculos antes de Cristo. Nela, sugerimos resoluções de exercícios pautados nas teorias e
descobertas que esses astrônomos realizavam. Pretendemos, com isso, levar os discentes a
percepção e a interação dos conteúdos estudados na sua grade curricular para com a sua vida
cotidiana.
Essas questões foram elaboradas de modo a permitir ao discente concluir, com seus
próprios pensamentos, as mesmas conclusões e teorias que os astrônomos tiveram
antigamente, fomentando assim um ensino por descobertas, capaz de motivar a resolução das
demais atividades propostas.
Por fim, esperamos que esse trabalho seja uma fonte inspiradora para que outros
professores pautem suas aulas no ensino voltado para a aprendizagem por descobertas.
|
Palavras-chave |
Astronomia Grega, Ensino da Geometria, Aprendizagem por descobertas.
|
Abstract |
At each moment we are faced with the need to make learning the teaching of
Mathematics meaningful in the lives of our students. Often our students do not understand the
meaning of certain contents, remaining in the field of abstraction and discouragement.
In this work, we propose a way for the teacher to make his Geometry class, from the
first year of high school, with the astronomy practiced by the Greeks centuries before Christ.
In it, we suggest resolutions of exercises based on the theories and discoveries that these
astronomers realized. We intend, with this, to take the students the perception and the
interaction of the contents studied in their curriculum to their daily life.
These questions were elaborated so as to allow the student to conclude with his own
thoughts the same conclusions and theories that astronomers had in the past, thus fostering a
teaching of discovery, capable of motivating the resolution of the other proposed activities.
Finally, we hope that this work will be an inspiring source for other teachers to step
up their lessons in learning for discovery.
|
Keywords |
Greek Astronomy, Teaching Geometry, Learning by discovery.
|
Nível |
Mestrado
|