Astronomia inclusiva no universo da deficiência visual

BERNARDES, Adriana Oliveira
Astronomia inclusiva no universo da deficiência visual
Campos dos Goytacazes/RJ, Universidade Estadual do Norte Fluminense, UENF, 2009. 129p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcelo de Oliveira Souza).

Resumo Num momento em que tanto se fala em inclusão e em que a própria LDB (Lei de Diretrizes e Bases) ratifica a importância em se manter o aluno com deficiência “preferencialmente” em sala de aula regular, vivenciamos um período conturbado em que o próprio Ensino de Ciências no Brasil passa por uma crise na qual os próprios alunos “ditos normais” enfrentam sérias dificuldades de aprendizado e encaram muitas das vezes as disciplinas da área de exatas de forma “negativa”. Surge então a Astronomia com sua perspectiva interdisciplinar podendo incentivar e motivar o Ensino de Ciências. Este trabalho além de promover a discussão escolar da questão da deficiência, incentivando a aproximação entre alunos com e sem deficiência e articula também um trabalho voluntário num momento em que a maioria das escolas sofre com problemas em relação a violência dos alunos. Foram então elaborados materiais de áudio e tátil para o Ensino de Astronomia para deficientes visuais onde não só criamos recursos didáticos que poderiam ser utilizados por deficientes visuais como também acabamos por colaborar com a divulgação de Astronomia nas escolas, descobrindo as dificuldades de alunos de turmas regulares de ensino com o assunto. O trabalho foi realizado em três escolas públicas envolvendo a participação de mais de cem alunos. Com o desenvolvimento do projeto foram disponibilizamos materiais de áudio na Internet e alcançados resultados positivos em relação à avaliação do material por professores e alunos.
Arquivo PDF document 2009_BERNARDES_D_UENF.pdf — Documento PDF, 5.23 MB