Astronomia na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta

DIAS, Magno Barbosa
Astronomia na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta
Belo Horizonte/MG, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, 2010. 149p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Yassuko Hosoume).

Resumo O presente trabalho consiste na elaboração de uma proposta de um curso de Astronomia dirigido aos professores de física da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio. O curso é composto de 7 atividades distribuídas em temas que tratam da leitura do espaço-tempo em escala, começando por investigação da visão que os alunos têm do céu e passando por aprofundamentos sobre o ano-luz. A proposta apresenta ainda atividades sobre o sistema solar e observação do céu precedidas de conceituação científico-cultural das constelações. Uma atividade sobre as condições de existência de vida em outros mundos é apresentada para desfecho do curso. Para se chegar ao produto em questão, houve necessidade de examinar os pressupostos norteadores da EJA no Brasil e aprofundar o estudo sobre a física proposta nesta modalidade de ensino e nas pesquisas sobre ensino de astronomia. Do contexto da alfabetização de jovens e adultos, resgata-se o significado da alfabetização científica exigida nos dias atuais, relacionando-a ao ensino de física e astronomia. Para isso, analisa-se os principais programas destinados à EJA, observando o que orientam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na área de física. Esta revisão embasou a elaboração de uma proposta preliminar que foi apresentada aos professores da EJA, na forma de um curso de astronomia sobre o qual se investigou a avaliação dos participantes. Em termos conclusivos, a análise das informações dos professores, no processo de avaliação, possibilitou complementações das atividades, preservando a consistência geral da proposta preliminar. Todo este estudo se justifica pela necessidade de inserir a Astronomia na EJA como instrumento de leitura do mundo moderno no qual se convive com muitas informações de cunho científico e tecnológico.