Astronomia no Currículo do Estado de São Paulo e nos PCN: um olhar para o tema Observação do Céu

SOLER, Daniel Rutkowski
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2012. 200p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Cristina Leite).

Resumo A atividade de se observar o Céu é de suma importância para a obtenção de informações sobre a grande maioria dos objetos celestes, particularmente os de fora do Sistema Solar: não existem ainda meios tecnológicos que nos permitam obter tais informações in loco, seja por meio de sondas robóticas, seja por meio de naves tripuladas. Sob este ponto de vista, é então relevante oferecer a crianças e jovens a oportunidade de participarem de atividades didáticas de Observação do Céu, propiciando, assim, o estabelecimento de um primeiro contato sistemático deles com o Céu e, consequente e essencialmente, com todo o Universo que existe fora de nosso planeta. Neste trabalho estamos preocupados, particularmente, com o ensino sobre a Observação do Céu: estamos interessados em tratar sobre propostas didáticas, nas quais se ensine sobre como observar o Céu. Nosso principal objeto de estudo é o atual Currículo do Estado de São Paulo, mais especificamente os chamados Cadernos do Professor, que integram o conjunto de materiais didáticos vinculados a esse Currículo. Nesta dissertação nos propusemos a avaliar as atividades didáticas de Observação do Céu que são propostas junto aos Cadernos do Professor para as disciplinas de Ciências do Ensino Fundamental e Física do Ensino Médio. Essa avaliação foi feita a partir de dois pontos de vista. No primeiro, a análise se deu a respeito dos conteúdos presentes nas atividades, os quais foram comparados, por meio de Mapas Conceituais, com aqueles presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais. O segundo ponto de vista para a avaliação se deu a respeito da estrutura das atividades. Para subsidiar tal análise foi feito um estudo junto a pesquisas da área de Ensino de Astronomia a partir da qual foram elencadas 6 dimensões ligadas à proposição de atividades didáticas de Observação do Céu - "Objetos e fenômenos observáveis"; "Condições de observação, planejamento e preparação"; "Público alvo, contexto e interatividade do público"; "Objetivos maiores da observação"; "Registros das observações"; e "Tipos de observação e instrumentos" -, as quais foram tratadas como parâmetros importantes na construção de propostas dessa natureza, sendo então utilizadas como categorias de análise daquelas presentes nos Cadernos do Currículo do Estado. Os principais resultados mostram que os conteúdos ligados à prática de Observação do Céu, tanto nos PCN quanto nos Cadernos do Currículo do Estado são significativamente semelhantes, inclusive a presença restrita ao Ensino Fundamental. Além disso, as atividades de Observação do Céu dos Cadernos parecem apresentar coerência interna e tendem a contemplar os resultados de pesquisas em Educação em Astronomia.
Arquivo PDF document 2012_SOLER_D_USP.pdf — Documento PDF, 1.97 MB