Astronomia no Ensino de Ciências: a Construção de uma Sequência Didático-Pedagógica a partir da Análise dos Livros Didáticos de Ciências

LIMA, Ariela Batista de Souto
Brasília/DF, Universidade de Brasília, UnB, 2018. 270p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Jeane Cristina Gomes Rotta).

Resumo O Ensino de Ciências ainda é pautado principalmente nas ideias de transmissão de conteúdos, baseando-se em concepções pouco estimuladoras e nada significativas para um ensino-aprendizagem que vise uma formação crítica e reflexiva dos estudantes. Essa problemática piora, quando se trata do ensino de Astronomia, uma vez que este ainda é bastante reduzido, desconsiderado ou substituído do cronograma de Ciências, já que muitos professores alegam dificuldades com essa ciência, devido à carência desse ensino em sua formação inicial e/ou continuada. Quando trabalham a Astronomia, na maioria das vezes, fazem uso única e exclusivamente do Livro Didático (LD), e por não possuírem conhecimentos necessários para avaliar as informações presentes nesse recurso, acabam abordando assuntos de forma equivocada. Nesse contexto, a presente pesquisa visou construir uma sequência didático-pedagógica (SDP), intitulada “O Universo do Saber” a partir da análise dos LD de Ciências aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2017, e posteriormente, aplicar com estudantes do 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal, considerando o Letramento Científico (LC) como base nesse processo. Os resultados apontam para um potencial didático mais significativo dos conhecimentos da Astronomia no contexto do LC, com o uso da SDP. Por fim, infere-se que os professores de Ciências devem incorporar o LC não somente na utilização da SDP, mas, sobretudo, em seu trabalho docente, visando uma formação mais crítico-reflexiva de seus aprendizes, para que não apenas compreendam os conhecimentos ensinados, mas consigam analisá-los, compará-los e aplicá-los num contexto sociocultural e ambiental.
Palavras-chave Ensino de Ciências, Ensino de Astronomia, Ensino-Aprendizagem, Letramento Científico, Sequência Didático-Pedagógica.
Abstract The teaching of science is still based mainly on ideas of content transmission, based on concepts that are not very stimulating and not significant for a teaching-learning aimed at a critical and reflective formation of students. This problem worsens when it comes to astronomy teaching, since it is still very small, disregarded or replaced by the Science schedule, since many teachers claim difficulties with this science due to the lack of this teaching in their initial formation and / or continued. When working in Astronomy, most of the time, they make use of the Didactic Book (LD) only, and because they do not have the necessary knowledge to evaluate the information present in this resource, they end up approaching subjects in a wrong way. In this context, the present research aimed to build a didactic-pedagogical sequence (SDP), titled "The Universe of Knowledge", based on the analysis of the LD of Sciences approved in the National Program of Didactic Book (PNLD) of 2017, students of the 6th grade of Elementary School in a public school in the Federal District, considering the Scientific Literacy (LC) as the basis for this process. The results point to a more significant didactic potential of astronomy knowledge in the context of LC, with the use of SDP. Finally, it is inferred that science teachers should incorporate the LC not only in the use of the SDP but, above all, in their teaching work, aiming at a more critical-reflective formation of their apprentices, so that they not only understand the knowledge taught , but can analyze them, compare them and apply them in a sociocultural and environmental context.
Keywords Science Teaching, Teaching of Astronomy, Teaching-Learning, Scientific Literacy, Didactic-Pedagogical Sequence.