LIMA, Ariela Batista de Souto
Astronomia no Ensino de Ciências: a Construção de uma Sequência Didático-Pedagógica a partir da Análise dos Livros Didáticos de Ciências
Brasília/DF, Universidade de Brasília, UnB, 2018. 270p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Jeane Cristina Gomes Rotta).
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Resumo |
O Ensino de Ciências ainda é pautado principalmente nas ideias de transmissão de
conteúdos, baseando-se em concepções pouco estimuladoras e nada significativas
para um ensino-aprendizagem que vise uma formação crítica e reflexiva dos
estudantes. Essa problemática piora, quando se trata do ensino de Astronomia, uma
vez que este ainda é bastante reduzido, desconsiderado ou substituído do
cronograma de Ciências, já que muitos professores alegam dificuldades com essa
ciência, devido à carência desse ensino em sua formação inicial e/ou continuada.
Quando trabalham a Astronomia, na maioria das vezes, fazem uso única e
exclusivamente do Livro Didático (LD), e por não possuírem conhecimentos
necessários para avaliar as informações presentes nesse recurso, acabam
abordando assuntos de forma equivocada. Nesse contexto, a presente pesquisa
visou construir uma sequência didático-pedagógica (SDP), intitulada “O Universo do
Saber” a partir da análise dos LD de Ciências aprovados no Programa Nacional do
Livro Didático (PNLD) de 2017, e posteriormente, aplicar com estudantes do 6o ano
do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal, considerando o
Letramento Científico (LC) como base nesse processo. Os resultados apontam para
um potencial didático mais significativo dos conhecimentos da Astronomia no
contexto do LC, com o uso da SDP. Por fim, infere-se que os professores de
Ciências devem incorporar o LC não somente na utilização da SDP, mas, sobretudo,
em seu trabalho docente, visando uma formação mais crítico-reflexiva de seus
aprendizes, para que não apenas compreendam os conhecimentos ensinados, mas
consigam analisá-los, compará-los e aplicá-los num contexto sociocultural e
ambiental.
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Palavras-chave |
Ensino de Ciências, Ensino de Astronomia, Ensino-Aprendizagem, Letramento Científico, Sequência Didático-Pedagógica.
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Abstract |
The teaching of science is still based mainly on ideas of content transmission, based
on concepts that are not very stimulating and not significant for a teaching-learning
aimed at a critical and reflective formation of students. This problem worsens when it
comes to astronomy teaching, since it is still very small, disregarded or replaced by
the Science schedule, since many teachers claim difficulties with this science due to
the lack of this teaching in their initial formation and / or continued. When working in
Astronomy, most of the time, they make use of the Didactic Book (LD) only, and
because they do not have the necessary knowledge to evaluate the information
present in this resource, they end up approaching subjects in a wrong way. In this
context, the present research aimed to build a didactic-pedagogical sequence (SDP),
titled "The Universe of Knowledge", based on the analysis of the LD of Sciences
approved in the National Program of Didactic Book (PNLD) of 2017, students of the
6th grade of Elementary School in a public school in the Federal District, considering
the Scientific Literacy (LC) as the basis for this process. The results point to a more
significant didactic potential of astronomy knowledge in the context of LC, with the
use of SDP. Finally, it is inferred that science teachers should incorporate the LC not
only in the use of the SDP but, above all, in their teaching work, aiming at a more
critical-reflective formation of their apprentices, so that they not only understand the
knowledge taught , but can analyze them, compare them and apply them in a
sociocultural and environmental context.
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Keywords |
Science Teaching, Teaching of Astronomy, Teaching-Learning, Scientific Literacy, Didactic-Pedagogical Sequence.
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Nível |
Mestrado
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