Astronomia no ensino de ciências : uma proposta potencialmente significativa

PELLENZ, Daiana
Astronomia no ensino de ciências : uma proposta potencialmente significativa
Caxias do Sul/RS, Universidade de Caxias do Sul, UCS, 2015. 129p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Odilon Giovannini Junior e Vania Elisabete Schneider).

Resumo O presente trabalho avalia a implementação de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) de Astronomia na disciplina de ciências em quatro turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental em uma escola do campo da rede estadual de ensino de Caxias do Sul. O principal motivador educacional deste trabalho foi propiciar aos estudantes o envolvimento em uma estratégia de caráter observacional e experimental como uma possibilidade de qualificar o processo de ensino e aprendizagem de ciências. O embasamento teórico do trabalho é a Teoria da Aprendizagem Significativa. Nessa teoria, o conhecimento prévio é a variável isolada mais importante para a aprendizagem significativa de novos conhecimentos. Portanto, a identificação dos conhecimentos prévios dos estudantes é um requisito essencial para elaborar sequências didáticas com potencial para promover a ocorrência da aprendizagem significativa. A pesquisa desenvolvida neste trabalho é de natureza aplicada com abordagem qualitativa e a análise dos dados qualitativos utilizou a técnica de análise textual discursiva. Quanto aos objetivos, a investigação é descritiva e interpretativa e os procedimentos técnicos são do tipo pesquisa participante. As quatro UEPS aplicadas abordaram aspectos relacionados às fases da Lua, estrelas e constelações, estações do ano e planetas. Diferentes instrumentos avaliativos foram utilizados, como a avaliação diagnóstica aplicada antes e após o desenvolvimento das atividades, registros coletados pelo professor durante as atividades acerca de atitudes e concepções dos estudantes e materiais produzidos pelos estudantes ao longo das atividades, como modelos didáticos e materiais escritos. Os resultados obtidos revelam que os estudantes, de forma geral, demonstraram melhorias significativas na predisposição em aprender e a compreensão dos conceitos estudados, pois conseguiram identificá-los, diferenciá-los progressivamente e reconciliá-los de modo a aplicar os conhecimentos relacionados à Astronomia em novos contextos. Os dados levantados são, portanto, indícios da ocorrência de aprendizagem significativa.
Arquivo PDF document 2015_PELLENZ_D_UCS.pdf — Documento PDF, 4.03 MB