Astronomia no ensino médio. A ciência e o lúdico: desafiando e educando

CARRILHO, João José da Silva
Astronomia no ensino médio. A ciência e o lúdico: desafiando e educando
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2015. 166p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Paulo César da Rocha Poppe e Antonio Delson Conceição de Jesus).

Resumo Este trabalho apresenta os resultados da utilização de um material didático chamado de Kit de Atividades Experimentais (KAE), no qual teve como finalidade a elaboração de um Manual de Atividades Experimentais (MAE) para ensino nas áreas de Astronomia, Física e Matemática, dentro de um contexto interdisciplinar. O trabalho foi embasado nas teorias dos pensadores David Ausubel (Teoria da Aprendizagem Significativa) e Lev Vygotsky (Teoria da Interação Social). A intervenção do trabalho científico foi desenvolvida, na disciplina Física, junto a um grupo de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de um Colégio da rede particular de ensino de Feira de Santana - Bahia, entre os anos de 2014 e 2015, na qual os estudantes tiveram aulas de Física com a montagem dos referidos kits para observação e discussão de alguns fenômenos físicos e astronômicos. Com a finalidade de mediar o conhecimento adquirido pelos participantes dentro deste processo de formação, realizamos neste trabalho pré e pós-testes com questões que permitiram extrair importantes resultados e conclusões. Nesse sentido, os resultados do pós-teste e da Avaliação da Metodologia, submetidos a uma análise de conteúdo, indicaram que os alunos que participaram do desenvolvimento dos kits conseguiram apropriar-se mais dos conceitos, além de demonstrarem mais interesse nas aulas e empolgação com o trabalho da construção dos kits, ratificando que a experimentação é um dos fatores que mais agradaram ao longo das aulas. Do exposto acima, podemos concluir neste trabalho a necessidade de se pensar em uma nova abordagem na utilização de atividades práticas, mesmo sabendo que já existam diversas estratégias bem sucedidas, acreditamos que a utilização do MAE trará importantes contribuições que são descritas ao longo da metodologia desse trabalho.
Arquivo PDF document 2015_CARRILHO_D_UEFS.pdf — Documento PDF, 2.18 MB