Astronomia no Ensino Médio: Construção e Experimentação da Luneta Galileana

OLIVEIRA, Julio Cesar Pires de
Astronomia no Ensino Médio: Construção e Experimentação da Luneta Galileana
Brasília/DF, Universidade de Brasília, UnB, 2018. 0p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José Leonardo Ferreira).

Resumo A astronomia está ao nosso redor. Basta olhar para cima, para o céu. Todos têm consciência do movimento do Sol pelo céu durante o dia e as mudanças de fases da Lua à noite. Os movimentos dos objetos astronômicos determinam o ciclo dia-noite, as estações do ano, as marés, o tempo dos eclipses e a visibilidade dos cometas e chuvas de meteoros. Os eventos astronômicos, facilmente observados, formaram a base para a medição do tempo, navegação e mitos ou sagas nas culturas em todo o mundo. No presente trabalho é apresentado uma proposta de ensino de astronomia, por meio de uma sequência didática de aulas teóricas, práticas (construção da Luneta Galeliana) e observacionais, alternando-as ainda com visitas orientadas. Os objetivos específicos desta pesquisa são apresentar a importância do ensino da astronomia, no ensino médio, particularmente na Educação de Jovens e Adultos-EJA, apontando como o ensino desta ciência é previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), demonstrar a importância da observação através de visitas a locais que vivenciam a astronomia (Observatórios Astronômicos, Planetários e Clubes de Astronomias) e da realização de atividade da construção de uma luneta Galileana no estudo da astronomia, bem como apresentar o referencial teórico da abordagem de Vygotsky para o ensino multidisciplinar, pois construir uma compreensão do universo e da evolução de seus componentes requer ferramentas e conhecimentos de muitas outras disciplinas, incluindo física, química, ciência óptica, engenharia elétrica, ciência da computação, biologia e tantas outras. O conhecimento dos caminhos para encorajar esse processo pertence ao domínio do conteúdo pedagógico, um componente extremamente importante da competência do professor. Essa percepção está de acordo com a proposta pedagógica construtivista de Vygostski aplicada nesse trabalho, que conceitua que o desenvolvimento cognitivo se dá pela interação com os outros indivíduos e com o meio, no qual o professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente e estimular o conhecimento potencial, ou seja, aquele que ele necessita do auxílio de outros para aplicar. Com as visitas ao Observatório Astronômico da UnB, ao Planetário de Brasília e a prática de construção da luneta Galileana, ficou comprovado que é possível proporcionar aos alunos esse estimulo e sobretudo provocar emoção ao aprender.
Palavras-chave Astronomia, Ensino Médio, Multidisciplinaridade, Parâmetros Curriculares Nacionais, Vygotsky
Abstract Astronomy is all around us. Just look up at the sky. All are aware of the movement of the Sun through the sky during the day and the changes of phases of the Moon at night. The movements of astronomical objects determine the day-night cycle, the seasons, the tides, the eclipse time, and the visibility of comets and meteor showers. The astronomical events, easily observed, formed the basis for the measurement of time, navigation, and myths or sagas in cultures around the world. Astronomy is a multidisciplinary science because building an understanding of the universe. In the present work a proposal of teaching of astronomy is presented, through a didactic sequence of theoretical classes, practices (Galaneian Luneta construction) and observational, alternating them with guided visits. The specific objectives of this research are to present the importance of teaching astronomy in high school, particularly in youth and adult education, pointing out how the teaching of this science is predicted in the National Curriculum Parameters (NCPs), demonstrate the importance of observation through visits to places that experience astronomy (Astronomical Observatories, Planetariums and Astronomy Clubs) and the realization of the activity of building a Galilean telescope in the study of astronomy, as well as presenting the theoretical reference of Vygotsky's approach to multidisciplinary teaching, since building an understanding of the universe and the evolution of its components requires tools and knowledge from many other disciplines, including physics, chemistry, optical science, electrical engineering, computer science, biology, and so on. Knowledge of the ways to encourage this process belongs to the domain of pedagogical content, an extremely important component of teacher competence. This perception is in agreement with the constructivist pedagogical proposal of Vygostski applied in this work, which conceptualizes that the cognitive development occurs through the interaction with the other individuals and with the environment, in which the teacher must mediate the learning using strategies that take the student to become independent and stimulate the potential knowledge, that is, the one he needs the help of others to apply. With visits to the Astronomical Observatory of UnB, the Planetarium of Brasília and the practice of building the Galilean lunette, it has been proven that it is possible to provide students with this stimulus and above all to provoke emotion in learning.
Keywords Astronomy, High School, Multidisciplinarity, National Curricular Parameters, Vygotsky
Nível Mestrado