Astronomia no ensino médio: um mini-planetário como recurso instrucional para a compreensão da dinâmica celeste

LEÃO, Demetrius dos Santos
Brasília/DF, Universidade de Brasília, UnB, 2012. 145p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Cássio Costa Laranjeiras).

Resumo Este trabalho apresenta os resultados da utilização de um material didático chamado miniplanetário (MP) para ensino de uma diversidade de conhecimentos relacionados ao movimento aparente das estrelas. Utilizando como bases a pedagogia dialógica de Paulo Freire, a epistemologia de Gaston Bachelard e os pressupostos cognitivos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, foi desenvolvida uma intervenção, na disciplina de Física, junto a um grupo de estudantes do Primeiro Ano do Ensino Médio de uma escola da rede particular do Distrito Federal, na qual esses estudantes tiveram aulas de Astronomia em que foi realizada a montagem e utilização desse recurso instrucional para uma sessão de planetário no interior de uma pequena tenda escurecida. Os resultados do Teste Posterior e da Avaliação da Metodologia, submetidos a uma análise de conteúdo, indicaram que esses alunos apresentaram um enriquecimento conceitual em Astronomia, além deles demonstrarem expressiva empolgação com o projeto, no qual foi mencionado a interatividade das aulas e a sessão de planetário como os fatores que mais agradaram nessa proposta.
Arquivo PDF document 2012_LEAO_D_UNB.pdf — Documento PDF, 9.17 MB