CARBONI, Ariovaldo
Astronomia no Ensino Médio: uma proposta de sequência didática
Sorocaba/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2016. 173p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Sérgio Dias Campos).
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Resumo |
As aulas de Astronomia no ensino médio, geralmente são utilizadas
apenas para elucidar alguns temas de física quando poderiam ser abordadas
de maneira a fazer com que o aluno aprendesse física pela Astronomia. A
Astronomia já não é uma disciplina curricular há muito tempo, mas faz parte do
currículo de física e pode ser ensinada aos alunos do ensino médio através do
tema estruturador Universo, Terra e Vida. Neste trabalho foi desenvolvida uma
sequência didática que aborda como tema o Sistema Solar e Evolução Estelar,
para ser aplicada na série inicial do ensino médio. Nossa intenção é
disponibilizar para o professor resultados de um estudo de que é possível fazer
com que as aulas de Astronomia sejam atraentes aos alunos, incentivadoras e
que prendam os alunos a física. As atividades propostas são baseadas em
várias metodologias de ensino que se encaixam de acordo com o conteúdo a
ser trabalhado tornando as aulas mais descontraídas, onde o aluno deixa de
ser mero coadjuvante e se torna parte essencial da aula. No desenvolvimento
do projeto foi possível perceber que vários alunos que a princípio estavam
relutantes, cederam à metodologia proposta pela sequência didática,
participando espontaneamente do projeto. Notamos também, após a análise
dos resultados com dados qualitativos, que os alunos se mostraram mais
empenhados nos processos de ensino, facilitando o desenvolvimento das
habilidades propostas, garantindo as competências necessárias ao fim do
processo.
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Palavras-chave |
Ensino de Astronomia, Metodologias de Ensino, Formação de professores
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Abstract |
Astronomy classes in the high school, are usually used only to elucidate
some physical issues when they could be addressed in a way to make students
learn physics using astronomy. Astronomy is no longer a curricular subject for a
long time, but belongs of the physics curriculum and can be taught to high
school students through the structuring theme Universe, Earth and life. This
work developed a didactic sequence that addresses the theme the Solar
System and Stellar Evolution, to be applied in high school initial series. Our
intention is to provide the teacher a study that it is possible to make the
astronomy classes attractive to students, boosters and able to keep students
intrested in physics. The proposed activities are based on many teaching
methodologies that fit according to the content to be worked making more
relaxed classes, where the student is no longer mere supporting and becomes
an essential part of the process. In the project development was revealed that
several students who at first were reluctant, yielded to the methodology
proposed by the didactic sequence, spontaneously started to participate. We
also noted, after the analyses of the results with qualitative data, that students
were more engaged in the learning process, facilitating the development of the
proposed abilities, ensuring the skills needed to finish the process.
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Keywords |
Astronomy Teaching, Teaching Methodology, Teacher training
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Nível |
Mestrado
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