Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores

LANGHI, Rodolfo
Bauru/SP, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Educação a para Ciência, 2009. 370p. Tese de Doutorado. (Orientador: Roberto Nardi).

Resumo Esta pesquisa procurou investigar fatores relevantes para o desenvolvimento de processos formativos em uma amostra de quinze professores dos anos iniciais do ensino fundamental durante um curso de curta duração em astronomia. A pesquisa pretendeu interpretar, através da análise dos discursos dos docentes e de suas respostas aos questionários, suas principais necessidades formativas em conteúdos e metodologias de ensino em astronomia. Buscamos a resposta ao questionamento central: quais são os principais elementos formativos que um programa de educação continuada em astronomia deve contemplar no sentido de fornecer subsídios para a construção da autonomia nos professores dos anos iniciais do ensino fundamental? Acreditamos que, enquanto um curso de curta duração (em geral, denominado de “formação continuada”) contemplar resultados de pesquisa sobre educação em astronomia e outros elementos formativos, este pode fornecer subsídios para a construção de saberes docentes condutores a trajetórias formativas que lhes apontem alguns indícios de autonomia para o ensino deste tema. Para buscar a confirmação desta hipótese, exploramos os principais elementos formativos em um programa de formação docente em astronomia, utilizando uma metodologia dotada de aspectos tanto formativos quanto investigativos, a fim de repensar a formação de professores em relação ao ensino deste tema nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo, predominantemente qualitativo, fundamenta-se em um levantamento bibliográfico sobre o ensino da astronomia no Brasil e sobre a formação continuada de professores, levando-se em conta os autores da área, os documentos oficiais nacionais, e os resultados de pesquisas anteriores relatados em artigos, eventos, teses e dissertações. Apresentamos um dispositivo de análise denominado, neste trabalho, de triangulação formativa convergente para a autonomia docente. Os dados são analisados a partir das transcrições das gravações em vídeo dos encontros deste curso, ministrado pelo autor, o qual ocorre em quatro momentos: levantamento das necessidades e expectativas dos professores antes do planejamento final do curso; mediação reflexiva para a preparação de planos de aula com tópicos de astronomia; aplicação dos planos de aula com os alunos; reflexão da/sobre/para a própria prática docente mediante a análise conjunta das filmagens destas aulas (autoconfrontação, coaching, estimulación de recuerdo, focus group). Os resultados apontam para a necessidade de alterações no atual paradigma formativo de professores, a partir de elementos formativos a serem contemplados em programas de educação continuada em astronomia.
Arquivo PDF document 2009_LANGHI_T_UNESP.pdf — Documento PDF, 3.99 MB