FARIAS, Ricardo da Silva
Astronomia: uma ferramenta motivacional para o estudo da Física mecânica no Ensino Médio
Caruaru/PE, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, 2017. 186p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Sérgio de Lemos Campello, Augusto César Lima Moreira).
|
Resumo |
Esta dissertação apresenta uma proposta no ensino da Física, que visa despertar o
interesse por esta disciplina através de sequência didática com temas relacionados
à Astronomia. Apresenta-se um panorama da realidade enfrentada pelos estudantes
em relação às Ciências Exatas e, em específico, à Física. A pesquisa desenvolvida
está baseada no método de mapas conceituais, campos conceituais e na proposta
de transposição didática no ensino da Física, realizada em sala de aula com
estudantes da primeira série do ensino médio, apoiadas no levantamento histórico
da importância deste tema e suas justificativas. Foram elaboradas atividades curtas
investigativas em sala de aula, de maneira contextualizada, incluindo a utilização de
ferramentas, tais como vídeos e conteúdos abordados em aula de campo. Além da
aplicação de avaliações tradicionais por unidade, e das Olimpíadas Pernambucanas
de Astronomia e Física. Com a aplicação desta metodologia verificou-se uma
melhora no entendimento da disciplina. Desta forma este método proporcionou aos
estudantes uma aprendizagem efetiva e geradora de significados, estimulando-os
numa busca ao conhecimento, colaborando na formação de estudantes
questionadores e investigadores.
|
Palavras-chave |
Ensino de física, Transposição didática, Astronomia.
|
Abstract |
This dissertation presents a proposal on the teaching of physics, which aims to
arouse interest in this discipline through teaching sequence with topics related to
astronomy. It presents an overview of the reality faced by students in relation to
Science and, in particular, to physics. The research is based on the method of
conceptual maps, conceptual fields and in the proposal of didactic transposition in
the teaching of Physics in the classroom with students from the first grade of high
school, supported in historic survey of importance of this theme and its justifications.
Were prepared short investigative activities in the classroom, contextualized manner,
including the use of tools, such as videos and content covered in class. In addition to
the application of traditional evaluations per unit, and the Olympics Pernambucanas
of astronomy and physics. With the application of this methodology there has been
an improvement in the understanding of the discipline. Thus this method has
provided students an effective learning and generative of meanings, encouraging
them on a quest to knowledge, collaborating in the formation of students doubters
and researchers.
|
Keywords |
Physics teaching, Didactic transposition, Astronomy.
|
Nível |
Mestrado
|