Astronomia: uma ferramenta motivacional para o estudo da Física mecânica no Ensino Médio

FARIAS, Ricardo da Silva
Caruaru/PE, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, 2017. 186p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Sérgio de Lemos Campello, Augusto César Lima Moreira).

Resumo Esta dissertação apresenta uma proposta no ensino da Física, que visa despertar o interesse por esta disciplina através de sequência didática com temas relacionados à Astronomia. Apresenta-se um panorama da realidade enfrentada pelos estudantes em relação às Ciências Exatas e, em específico, à Física. A pesquisa desenvolvida está baseada no método de mapas conceituais, campos conceituais e na proposta de transposição didática no ensino da Física, realizada em sala de aula com estudantes da primeira série do ensino médio, apoiadas no levantamento histórico da importância deste tema e suas justificativas. Foram elaboradas atividades curtas investigativas em sala de aula, de maneira contextualizada, incluindo a utilização de ferramentas, tais como vídeos e conteúdos abordados em aula de campo. Além da aplicação de avaliações tradicionais por unidade, e das Olimpíadas Pernambucanas de Astronomia e Física. Com a aplicação desta metodologia verificou-se uma melhora no entendimento da disciplina. Desta forma este método proporcionou aos estudantes uma aprendizagem efetiva e geradora de significados, estimulando-os numa busca ao conhecimento, colaborando na formação de estudantes questionadores e investigadores.
Palavras-chave Ensino de física, Transposição didática, Astronomia.
Abstract This dissertation presents a proposal on the teaching of physics, which aims to arouse interest in this discipline through teaching sequence with topics related to astronomy. It presents an overview of the reality faced by students in relation to Science and, in particular, to physics. The research is based on the method of conceptual maps, conceptual fields and in the proposal of didactic transposition in the teaching of Physics in the classroom with students from the first grade of high school, supported in historic survey of importance of this theme and its justifications. Were prepared short investigative activities in the classroom, contextualized manner, including the use of tools, such as videos and content covered in class. In addition to the application of traditional evaluations per unit, and the Olympics Pernambucanas of astronomy and physics. With the application of this methodology there has been an improvement in the understanding of the discipline. Thus this method has provided students an effective learning and generative of meanings, encouraging them on a quest to knowledge, collaborating in the formation of students doubters and researchers.
Keywords Physics teaching, Didactic transposition, Astronomy.