SILVA, Matheus Sousa e
Astronoquiz: uma ferramenta para smarthphones voltada para o estudo da Astronomia
Quixadá/CE, Universidade Estadual do Ceará, UECE, 2018. 101p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Eloisa Maia Vidal).
|
Resumo |
Tecnologias e Educação são conceitos que estão cada vez mais íntimos na sociedade atual.
Ambas proporcionam influências na formação do sujeito contemporâneo. É válido então se
dizer que há a necessidade de explorar tais conceitos perante do rápido desenvolvimento dos
meios de comunicação e informação. O presente trabalho busca destacar um modelo de
produto educacional destinado as aulas de Física no Ensino Básico. É apresentado o aplicativo
Astronoquiz, uma ferramenta computacional operacionalizada em aparelhos móveis, os
chamados smartphones, voltadas para a aprendizagem de conceitos relacionados à
Astronomia, um conteúdo que remete a necessidade de ser encaixado no currículo escolar,
não somente por fazer parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino de Ciências e
Física como conteúdo curricular, como também, por se fazer necessário na formação
estudantil como parcela daquilo que se deve aprender para uma maior compreensão do
Universo que se faz presente. É destacado todo o procedimento de escolha do ambiente de
criação do game quiz, assim como detalhamento dos seus fins pedagógicos, aplicação do
mesmo numa Escola Estadual para alunos de primeiros anos e uma análise dos resultados
obtidos a partir do questionário de validação do produto.
|
Palavras-chave |
Astronoquiz, Astronomia, Objeto Educacional.
|
Abstract |
Technologies and Education are concepts that are increasingly close in today's society. Both
provide influences on the formation of the contemporary subject. It is therefore valid to say
that there is a need to explore such concepts in the face of the rapid development of the media
and information. The present work seeks to highlight a model of educational product destined
to the Physics classes in Basic Education. The application Astronoquiz, a computational tool
operative in mobile devices, the called smartphones, is presented to learn concepts related to
Astronomy, a content that refers to the need to be embedded in the school curriculum, not
only because it is part of the National Curricular Parameters of the Teaching of Sciences and
Physics as curricular content, as well as for being necessary in the student formation as part of
what one must learn for a greater understanding of the Universe that is present. It highlights
the whole procedure of choosing the environment of creation of the game quiz, as well as
detailing its pedagogical purposes, application of it in a State School for first-year students
and an analysis of the results obtained from the questionnaire of validation of the product.
|
Keywords |
Astronoquiz, Astronomy, Educational Object.
|
Nível |
Mestrado
|