Atividades didáticas motivadoras para o ensino de astronomia no ensino fundamental

MELO, Jair
São Paulo/SP, Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, 2010. 90p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcos Rincon Voelzke).

Resumo A presente pesquisa foi realizada junto a 234 alunos da escola estadual de Ensino Fundamental Prefeito Rinaldo Poli localizada no Município de Guarulhos, na qual procurou-se utilizar tópicos de Astronomia com os seguintes objetivos: Motivar os alunos nas aulas de Ciências; buscar meios para que ocorra uma aprendizagem significativa e ajudar a difundir a Astronomia também no nível de Ensino Fundamental (EF). Mesmo sendo recomendada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), nas Orientações Complementares aos Parâmetros (PCN+) e mais recentemente na Nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo a Astronomia é pouco abordada no EF. Inicialmente aplicou-se um questionário com o intuito de verificar os conhecimentos prévios dos alunos, onde constatou-se, por exemplo, que 18,5% dos alunos das 5ª séries sabiam o que a Astronomia estuda, enquanto que apenas 3,8% dos alunos das 6ª séries sabiam o que era planeta, e ainda 25,5% dos alunos das 8ª séries souberam definir a Lua. O trabalho de intervenção procedeu-se da seguinte forma: sortearam-se temas relacionados à Astronomia, onde os alunos pesquisaram e apresentaram estes temas em grupos, construíam maquetes, utilizaram de Mapas Conceituais para explicar o assunto em questão e fizeram um trabalho com escalas dos astros. Após o trabalho de intervenção foi aplicado o mesmo questionário e o índice de acertos atingiu, respectivamente, os percentuais de 63,0%, 39,2% e 68,1% mostrando que a aprendizagem tornou-se significativa. Acredita-se que a Astronomia é importante no processo de Ensino Aprendizagem por ser a mais antiga das Ciências, por ter um caráter multidisciplinar, por permitir a discussão de temas fascinantes e interessantes como, por exemplo, a origem do universo, as viagens espaciais, a existência ou não de vida em outros planetas, além de temas atuais como as novas tecnologias.