Atividades didáticas observacionais com telescópios operados remotamente .

NETO, Messias Fidêncio
Atividades didáticas observacionais com telescópios operados remotamente .
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2017. 102p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ramachrisna Teixeira).

Resumo A utilização de tecnologias modernas na educação tem sido altamente recomendada por muitos autores e mesmo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Os telescópios operáveis remotamente se encaixam perfeitamente nessa visão e trazem a Astronomia para o ambiente escolar de uma forma diferente da usual, introduzindo a observação de maneira análoga àquela praticada pelos cientistas e abrindo um leque muito grande de possibilidades educacionais. É notório o crescente interesse e procura por observações remotas do céu com telescópios, por exemplo, nestes 12 anos de atendimento do Telescópio Argus (TnE) em Valinhos. Essas podem ainda, aumentar e se tornar mais atraentes e eficientes, desde que as circunstâncias de observação e desenvolvimento das atividades sejam mais favoráveis e propícias. Este trabalho de mestrado surgiu nesse contexto e visa suprir uma das deficiências que pudemos sentir durante nosso trabalho no projeto Telescópios na Escola (TnE). Buscamos aqui, propor atividades observacionais tanto astrométricas quanto fotométricas que permitam ao mesmo tempo, ensinar Astronomia e Ciências de maneira geral, alterar a rotina de sala de aula, atrair a atenção e o interesse dos alunos para o uso de uma nova tecnologia, ensinar a manipular e explorar dados observacionais e sentir como a Astronomia vem sendo construída há muitos séculos. Esse trabalho consiste também na execução detalhada das atividades propostas, de forma a auxiliar professores e alunos a suplantar as dificuldades inerentes ao trabalho observacional além daquelas associadas à falta de experiência. As observações necessárias foram realizadas com o telescópio Argus do Observatório Abrahão de Moraes, IAG-USP, Valinhos, enquanto que no tratamento das imagens utilizamos o programa SalsaJ disponível gratuitamente na Internet. Com base nessas observações e nos resultados obtidos, concebemos um esboço de um Caderno de Atividades, esboço apresentado no capítulo VII desta dissertação, que deverá servir tanto como um futuro guia na escolha de atividades e de objetos alvos quanto na sua execução. Além disso, poderá se tornar um ponto de partida para a compreensão de muitos conceitos básicos de Astronomia envolvidos com as atividades. A seguir apresentamos em detalhes a contextualização e as diversas etapas deste trabalho.
Palavras-chave Telescópios, Ensino de Astronomia, Fotometria, Astrometria, Tratamento de imagens.