Através do cosmos: uma proposta lúdica para o ensino de astronomia e física

SILVA, Paulo José Meira da
Através do cosmos: uma proposta lúdica para o ensino de astronomia e física
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2014. 103p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Gustavo de Araujo Rojas).

Resumo O conhecimento dos alunos do Ensino Médio sobre os diversos tópicos da Astronomia atualmente está muito aquém do esperado. O presente trabalho tem por objetivo investigar o nível atual do conhecimento em Astronomia dos alunos do Ensino Médio de uma das escolas públicas da cidade de Pirassununga, interior de São Paulo e criar uma situação de aprendizagem alternativa para colaborar com esse aprendizado. A ferramenta escolhida foi a atividade lúdica intitulada Através do Cosmos. O desafio está em criar uma atividade proveitosa e divertida, instigando os alunos a solucionar problemas e agir socialmente. Para esta sequencia didática, inicialmente foi aplicado um questionário diagnóstico para averiguar o conhecimento prévio dos alunos. A seguir, os alunos foram submetidos a um ciclo de aulas teóricas, finalizada com outro questionário. Finalmente a atividade lúdica foi aplicada em grupos de três ou quatro alunos. Após o ciclo de jogos, foi realizada uma avaliação onde era cobrada a opinião dos alunos em relação à atividade. Os resultados mostraram que, devido a algumas dificuldades durante o processo, o conhecimento adquirido por eles estava aquém do esperado, porém a atividade lúdica foi um sucesso entre os estudantes e que ela tem potencial para futuras aplicações e aprimoramentos.