FAGUNDES, Adriano Luiz
Avaliação de uma hipermídia educacional sobre as fases da Lua
Florianópolis/SC, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2014. 164p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Tatiana da Silva).
|
Resumo |
Apresentam-se neste trabalho os resultados da avaliação da hipermídia educacional “As Fases da Lua”, material didático digital elaborado para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem das fases e dos movimentos lunares. Este recurso educacional foi concebido utilizando-se o conceito de objeto de aprendizagem digital e teve como principais norteadores teóricos, a teoria da carga cognitiva e aspectos sobre o papel da visualização no ensino de ciências. Parte-se da premissa de que a elaboração de modelos, analogias com a exploração de recursos multimídia pode fornecer suporte visual e auxiliar a aprendizagem. Entende-se a avaliação como necessária, para que seja analisada a capacidade instrucional e para que se faça um uso adequado deste recurso. Neste sentido, a avaliação foi realizada a partir de duas abordagens: uma orientada ao produto e outra orientada ao usuário. Na abordagem orientada ao produto, especialistas em astronomia (professores universitários pesquisadores em astrofísica e alunos de pós-graduação em astrofísica) avaliaram a sua qualidade educacional. Essa avaliação obteve um resultado amplamente positivo. Na abordagem orientada ao usuário, utilizou-se o recurso didático em um ambiente real de aprendizagem e foram analisados a percepção dos alunos quanto ao seu uso e os resultados de aprendizagem referentes aos conceitos apresentados. A hipermídia “As Fases da Lua” foi utilizada em momentos não presenciais de uma disciplina introdutória de física de um curso de nível universitário na área de ciências exatas onde participaram 77 estudantes. A percepção dos alunos quanto ao uso da hipermídia foi investigada através de um questionário aplicado pelo professor da disciplina. Na percepção deles, a hipermídia auxilia na aprendizagem do fenômeno. Os resultados de aprendizagem foram obtidos a partir de análise quantitativa e qualitativa de questões extraídas de um pré-teste, de um pós-teste e de uma avaliação de aprendizagem aplicados pelo professor da disciplina. Eles são expressivos. A melhoria na aprendizagem obtida é de 33%. Numa análise qualitativa, foi possível identificar também a efetividade do material como objeto de promoção da visualização e, consequentemente, mediador da aprendizagem dos fenômenos estudados. Infere-se que as características instrucionais do material podem ter contribuído efetivamente para os resultados obtidos.
|