SOUZA, Pedro Neri Bandeira de
Aventureiros espaciais: estudo sobre o Sistema Solar no Ensino Fundamental menor com o uso de revistas em quadrinhos
Mossoró/RN, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, 2016. 102p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Luciana Angelica da Silva Nunes).
|
Resumo |
O uso das revistas em quadrinhos como ferramenta didática para o ensino de ciências nas
escolas é de relevante importância para que os alunos do Ensino Fundamental, pois as
mesmas estão presente em seu cotidiano, principalmente nas séries iniciais. O objetivo geral
desse trabalho é mostrar o uso da revista em quadrinho como ferramenta didática para o
ensino e aprendizagem de ciências. Diante disso, procuramos analisar o potencial que as
mesmas têm no gosto pela leitura e de forma lúdica, melhorar ainda mais o processo de ensino
e aprendizagem. Com a elaboração e construção da revista em quadrinhos “Aventureiros
Espaciais”, a qual relata um sonho de uma menina em viajar pelo Sistema Solar, pretendemos
desenvolver nos alunos o gosto pela ciência e pela leitura. No desenvolvimento desse
trabalho, procurou-se entender o contexto histórico das revistas em quadrinhos (barreiras e
conquistas), e como as mesmas poderiam auxiliar no processo de ensino. Buscou-se
compreender a maneira como se dá a aprendizagem significativa e perceber a diferença entre
o brincar e o aprender. Em seguida se enfatizou as diretrizes do ensino fundamental,
mostrando os princípios norteadores, o ensino de ciências no Brasil e a importância e o
desafio de ensinar ciências. Foram ainda mencionados os procedimentos e a aplicação da
revista em quadrinhos para a turma do 3° ano do Colégio Nossa Senhora da Conceição no
município de Apodi – RN. Através de um questionário de aceitabilidade foi possível
verificar que a revista teve boa aceitação na turma e os resultados obtidos mostraram que a
prática apresentou resultado satisfatório, como consta em sondagem feita na referida turma.
|
Palavras-chave |
Revista em quadrinhos, Ensino, Ciências.
|
Abstract |
The use of comic books as a teaching tool for teaching science in schools is of great
importance for students of elementary school, because it is present in their daily lives,
especially in the early grades. The aim of this study is to show that the use of comic book as a
teaching tool for teaching and learning science. Therefore, we analyzed the potential that they
have the taste for reading and playful way, further improve the process of teaching and
learning. With the revised construction comic "Space Adventurers", which recounts a dream
of a girl in traveling through the solar system, we aim to develop students' interest in science
and reading. In the development of this work, we tried to understand the historical context of
comic books (barriers and achievements), and how they could help in the teaching process.
He sought to understand how to give meaningful learning and realize the difference between
play and learning. Then he emphasized the guidelines of elementary school, showing the
guiding principles, the teaching of science in Brazil and the importance and challenge of
teaching science. They have also been mentioned procedures and the revised application
comic to the class of the 3rd year of the School Our Lady of the Conception in the city of
Apodi - RN. Through an acceptability questionnaire was verified that the magazine had good
acceptance in the class and the results showed that the practice showed satisfactory results, as
shown in poll in that class.
|
Keywords |
Comic book, Education, Science.
|
Nível |
Mestrado
|