Aventureiros espaciais: estudo sobre o Sistema Solar no Ensino Fundamental menor com o uso de revistas em quadrinhos

SOUZA, Pedro Neri Bandeira de
Mossoró/RN, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, 2016. 102p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Luciana Angelica da Silva Nunes).

Resumo O uso das revistas em quadrinhos como ferramenta didática para o ensino de ciências nas escolas é de relevante importância para que os alunos do Ensino Fundamental, pois as mesmas estão presente em seu cotidiano, principalmente nas séries iniciais. O objetivo geral desse trabalho é mostrar o uso da revista em quadrinho como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem de ciências. Diante disso, procuramos analisar o potencial que as mesmas têm no gosto pela leitura e de forma lúdica, melhorar ainda mais o processo de ensino e aprendizagem. Com a elaboração e construção da revista em quadrinhos “Aventureiros Espaciais”, a qual relata um sonho de uma menina em viajar pelo Sistema Solar, pretendemos desenvolver nos alunos o gosto pela ciência e pela leitura. No desenvolvimento desse trabalho, procurou-se entender o contexto histórico das revistas em quadrinhos (barreiras e conquistas), e como as mesmas poderiam auxiliar no processo de ensino. Buscou-se compreender a maneira como se dá a aprendizagem significativa e perceber a diferença entre o brincar e o aprender. Em seguida se enfatizou as diretrizes do ensino fundamental, mostrando os princípios norteadores, o ensino de ciências no Brasil e a importância e o desafio de ensinar ciências. Foram ainda mencionados os procedimentos e a aplicação da revista em quadrinhos para a turma do 3° ano do Colégio Nossa Senhora da Conceição no município de Apodi – RN. Através de um questionário de aceitabilidade foi possível verificar que a revista teve boa aceitação na turma e os resultados obtidos mostraram que a prática apresentou resultado satisfatório, como consta em sondagem feita na referida turma.
Palavras-chave Revista em quadrinhos, Ensino, Ciências.
Abstract The use of comic books as a teaching tool for teaching science in schools is of great importance for students of elementary school, because it is present in their daily lives, especially in the early grades. The aim of this study is to show that the use of comic book as a teaching tool for teaching and learning science. Therefore, we analyzed the potential that they have the taste for reading and playful way, further improve the process of teaching and learning. With the revised construction comic "Space Adventurers", which recounts a dream of a girl in traveling through the solar system, we aim to develop students' interest in science and reading. In the development of this work, we tried to understand the historical context of comic books (barriers and achievements), and how they could help in the teaching process. He sought to understand how to give meaningful learning and realize the difference between play and learning. Then he emphasized the guidelines of elementary school, showing the guiding principles, the teaching of science in Brazil and the importance and challenge of teaching science. They have also been mentioned procedures and the revised application comic to the class of the 3rd year of the School Our Lady of the Conception in the city of Apodi - RN. Through an acceptability questionnaire was verified that the magazine had good acceptance in the class and the results showed that the practice showed satisfactory results, as shown in poll in that class.
Keywords Comic book, Education, Science.