Bromélia: bancada multifuncional para laboratórios de astronomia

PEREIRA, Paquisa Melo de Oliveira
Bromélia: bancada multifuncional para laboratórios de astronomia
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2016. 113p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Mirco Ragni e Paulo César da Rocha Poppe).

Resumo Este Projeto teve por finalidade o desenvolvimento de kits didáticos para laboratório de ciências, com enfoque na Astronomia, como instrumento complementar das aulas teóricas de Ensino de Ciências. No âmbito educacional, as diversas mudanças vivenciadas a partir da incorporação das aulas experimentais têm propiciado um constante repensar das relações de ensino-aprendizagem, podendo oferecer uma grande contribuição nas práticas pedagógicas. Por essa razão, o seu uso não pode ser feito de forma aleatória e desvinculado de uma concepção educacional. O desafio é produzir saberes relacionando à teoria e prática dentro do contexto escolar e do dia-a-dia dos alunos. A pretensão com essa abordagem foi evidenciar a grande contribuição que as aulas experimentais com enfoque na Astronomia proporcionam na construção do saber e na facilitação da aprendizagem. Ainda mais, esclarecer conceitos às vezes incompreendidos pelo educando, derrubando normas impostas pelas tradicionais aulas teóricas e fazendo interligações entre diversas disciplinas, tais como Geografia, Física, Matemática, Biologia e Química. Visando o objetivo final, foram trabalhados conceitos utilizados no Ensino de Ciências através de experimentos que utilizem a Astronomia como pilar. É sabido que esta área da ciência desperta muita curiosidade nas crianças de todas as idades, e que uma apresentação dinâmica experimental dos conceitos científicos, com interligações com a Astronomia, permita determinar o potencial didático dos laboratórios científicos. Para isso foi proposta a criação de kits didáticos, capazes de ligar o cotidiano do estudante com conceitos de Astronomia, estimulando a motivação dos estudos de disciplinas cientificas fazendo com que o estudante desperte sua criatividade e amplie sua formação reflexiva crítica. No especifico, os kits propostos para as áreas citadas foram: Eletrotécnica, Estações do Ano e Panspermia. No decorrer da aplicação do projeto, deu-se ênfase ao kit de Química - Panspermia e Geografia – Estações do Ano, como também ao kit de eletrotécnica que foi utilizado para avaliar a metodologia proposta.
Arquivo PDF document 2016_PEREIRA_D_UEFS.pdf — Documento PDF, 9.68 MB