PEREZ, Everton Piza
Caixa experimentoteca: uma proposta para o ensino de Astronomia
Presidente Prudente/SP, Universidade Estadual Paulista, UNESP, 2015. 79p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Angel Fidel Vilche Peña).
|
Resumo |
A visão de um céu estrelado numa noite límpida tem fascinado a
Humanidade desde os tempos pré-históricos. O homem começou a “fazer
ciência” a partir do momento em que se perguntou o que eram as estrelas e
porque estavam ali, desenhando a aparência do céu e tentando predizer os
fenômenos celestes. A partir do momento em que Galileu apontou sua luneta
para o céu, iniciou-se uma estreita relação entre a evolução dos instrumentos
astronômicos, a tecnologia, a história e a ciência. Seu ato deu suporte às ideias
de Nicolau Copérnico, que nos tirou da idade das trevas e nos guiou ao
Renascimento, culminando com a teoria da Gravitação Universal de Newton.
Atualmente, muitas pesquisas têm sido realizadas dentro da temática da
melhoria do ensino de Ciências. No entanto, a História da Ciência ensinada nos
Ensinos Fundamental e Médio, e até no superior, apresenta problemas, como
erros factuais e conceituais.
A fim de proporcionar melhor compreensão do fenômeno, este trabalho
pretende-se explorar a utilização de uma caixa de experiências através da
utilização de um material didático para a Astronomia, chamado de Caixa
Experimentoteca, relacionado com a teoria da Astronomia que é ensinada no
Ensino Médio.
|